Sabendo disso, muitas pessoas se perguntam sobre quais são os melhores dispositivos wi-fi para terem em suas casas ou suas empresas.

Não resta nenhuma dúvida de que para ter uma boa qualidade de conexão, é importante contar com uma internet banda larga de alto desempenho e com um roteador que consiga aproveitar todo potencial da conexão oferecida.

O problema é que os roteadores tradicionais oferecidos pelas empresas de telefonia geralmente não conseguem entregar o máximo do desempenho oferecido pela rede. 

Sabendo disso, vamos analisar alguns dos melhores dispositivos roteadores do mundo.

AVM Fritz!Box 7590

Para começar, não poderíamos deixar de lado os equipamentos da gigante alemã Fritzbox, que oferece os melhores equipamentos para facilitar a conexão com a internet.

Os roteadores da Fritzbox são sucesso por conta da versatilidade que esses equipamentos possuem, concentrando em um único dispositivo uma variedade de soluções e funções de grande utilidade.

Esses roteadores são vistos como sendo os favoritos do público europeu, e não é à toa, já que esses aparelhos entregam um alto desempenho, somado a um conjunto de funcionalidades que são capazes de tornar um ambiente ainda mais conectado.

Entre os aparelhos de destaque da Fritzbox, está o AVM Fritz!Box 7590. Este é um dos dispositivos mais procurados no mercado, e oferece as seguintes configurações de desempenho:

●     Super Conectividade: O aparelho conta com até 800Mb/s de velocidade e com frequência de 5 GHz;

●     Wi-fi inteligente;

●     Suporte a fibra ótica;

●     Suporte a secretária eletrônica;

●     Bloqueio de chamadas;

●     Controle parental;

●     Plataforma de aplicativos e IPTV;

●     Acesso à babá eletrônica.

Essas são apenas algumas das funcionalidades do aparelho, e é por conta dessa versatilidade que os roteadores da Fritzbox são conhecidos como os mais indicados do mercado para fornecer uma conexão estável e de qualidade.

Um dos contras desse aparelho é seu processo de login, onde algumas pessoas confundem o endereço de acesso 192.168.178.1 com o termo 192.168.l78.1, veja aqui (em alemão).

D-Link DIR – 615

Outro roteador de grande destaque no mercado é o D-link DIR 615.

Trata-se de um roteador consideravelmente mais simples do que o mencionado anteriormente, entretanto, para quem busca uma conexão estável e segura, este pode ser um aparelho muito útil.

O DIR 615, não reúne funções adicionais para promover uma imersão conectiva. Ainda assim, este aparelho surge como destaque por sua simplicidade e capacidade de suporte.

Este é um aparelho indicado para quem busca uma conexão acima do padrão oferecido pelos equipamentos das empresas de telefonia, mas abaixo dos dispositivos de maior desempenho.

O DIR 615 oferece as seguintes configurações de desempenho:

●     Velocidade de conexão: O aparelho é capaz de entregar até 300Mb/s;

●     Frequência de 2.4 GHz;

●     Função roteador e repetidor.

Apesar de simples, é um dispositivo que oferece um bom desempenho quando comparado com os aparelhos padronizados da maioria das operadoras de telefonia.

Intelbras Action RG 1200

Outro roteador conhecido pelo excelente desempenho é o Action RG 1200 da Intelbras. Um dos aparelhos com melhor funcionalidade quando o assunto é entrega de estabilidade e velocidade na conexão. O aparelho conta com as seguintes configurações:

●     Velocidade de conexão: O aparelho entrega velocidades de até 800Mb/s;

●     Frequência dual band;

●     Controle parental.

Trata-se de um dispositivo consideravelmente mais eficiente que o mencionado anteriormente, e por isso é um dos melhores do mundo.

TP-Link WR941HP

O WR941HP da TP Link é um dos dispositivos intermediários com maior desempenho da atualidade, oferecendo uma experiência de conexão superior a dos equipamentos padrão das operadoras de telefonia e internet.

Esse é um aparelho robusto que conta com três antenas para melhorar o alcance e a estabilidade da conexão na rede sem fio. O aparelho tem a seguintes configurações:

●     Velocidade de conexão: O aparelho entrega velocidade de até 450 Mb/s;

●     Frequência única de 2.4 GHz;

●     Controle parental;

●     QoS.

Por conta das suas definições e da facilidade de instalação, o aparelho é considerado um dos melhores do mundo quando se trata de estabilidade e desempenho.

Intelbras HotSpot 300

Este é um dos dispositivos mais práticos no mercado. O HotSpot 300 é um aparelho desenvolvido para oferecer praticidade na conexão wi-fi. O aparelho, que é produzido pela Intelbras, conta com as seguintes definições:

●     Velocidade de conexão: O dispositivo pode oferecer até 300Mb/s;

●     Duas antenas;

●     Frequência única de 2.4 GHz;

●     Login através do Facebook.

Este aparelho tem como característica o baixo custo e a facilidade de instalação. Entretanto, o aparelho tende a apresentar instabilidade na conexão quando a quantidade de usuários é elevada.

Então, se você não for usar para conectar todo seu time de futebol, esse roteador atende muito bem a média demanda.

Apesar deste ponto contra, é um dos aparelhos mais fáceis de instalar e operar, por isso é considerado um dos melhores modelos do mundo.

TP-Link WR840N

Este é um dos aparelhos mais tradicionais que existem no mercado brasileiro. Apesar de simples, o WR840N da Intelbras conta com uma conexão estável e um bom desempenho, principalmente quando comparado a aparelhos oferecidos pelas operadoras de telefonia.

Com a tradicional arquitetura branca, o modelo é muito conhecido principalmente por pessoas que buscam uma conexão prática e rápida.

Este dispositivo não conta com muitas funções, tendo as seguintes definições básicas:

●     Velocidade de conexão: O aparelho oferece velocidades de até 300Mb/s;

●     Duas antenas;

●     Frequência única de 2.4 GHz;

●     Qos.

Um dos pequenos contras é a confusão que alguns usuários têm com o endereço IP de acesso à área administrativa do roteador.

Como aponta o site especializado em roteadores Clube do Wi-Fi, existe o equívoco dos usuários substituírem o IP 192.168.0.1 por 192.168.o.1 no processo (troca do número zero pela letra “o”).

Fora isso, o uso de duas antenas faz com que esse aparelho consiga oferecer uma conexão estável e de baixa latência.

Para os usuários que querem priorizar o ip de um certo dispositivo, o roteador da TP-Link consegue isso através da opção QoS, disponível nas configurações.

Estes são os principais roteadores do mercado quando falamos em custo X benefício. 

Nesse aspecto, eles são considerados os melhores modelos do mundo.

Claro, não deixando de fora suas características de praticidade e da quantidade de funções que alguns oferecem pelo preço requerido.

Por hora, ficamos por aqui e em breve voltamos com mais dicas de tecnologia.