Além das trágicas perdas de vidas, a pandemia da COVID-19 também trouxe um grave efeito colateral para a economia: o desemprego. Muitas empresas fecharam postos de trabalho e outras precisaram mudar suas metodologias para se adaptar aos novos tempos. Uma das principais atitudes foi a adoção do home office para preservar a saúde das pessoas.

A busca orgânica do Google agora começou a mostrar de que possibilitem jornadas de trabalho remotas. O objetivo é ajudar na recolocação profissional e facilitar a conexão entre quem oferece e quem busca um emprego.

De acordo com dados do buscador, o interesse por trabalho remoto está no nível mais elevado desde fevereiro de 2018. As consultas por “trabalho em casa”, “trabalho de casa” e “emprego em casa”, por exemplo, aumentaram 20% nos últimos 12 meses. A verdade é que muita gente sequer sabe onde encontrar esse tipo de oportunidade, razão pela qual recorrem aos mecanismos de busca.

A partir de agora, quando a pessoa pesquisar por termos relacionados a emprego no Google, haverá um filtro chamado “trabalhar de casa” para facilitar a localização. Os resultados devem trazer oportunidades de home office, trabalho de casa ou trabalho remoto nos mais diversos setores econômicos.

Critérios e recursos para empregos

Segundo a Gigante da Web, os resultados exibidos terão avaliações e análises feitas por outras pessoas, o que ajudará a saber mais sobre a confiabilidade da vaga. Se tem muitas estrelinhas e comentários positivos, talvez esse seja um local adequado para recomeçar sua jornada laboral.

Haverá também filtros para organização por data de publicação e por área do conhecimento (vendas, TI, administração, direito, redação etc.). Outra opção é a marcação de alertas, assim dá para saber em primeira mão toda vez que uma nova vaga relacionada por divulgada. Além disso, o mecanismo do Google também permitirá salvar as oportunidades favoritas e retornar o processo seletivo de onde parou. Uma opção chamada “Salvas” vai mostrar tudo que foi reservado por você.

Fonte: Canaltech