O está desenvolvendo sua própria versão do “Super Follow” do Twitter: o “Stories Exclusivos”. O formato permite com que criadores publiquem vídeos curtos e fotos disponíveis apenas aos fãs, que podem pagar pelo conteúdo. O app de imagens do confirmou que os prints da nova versão do stories que circula online são de um protótipo que não foi testado pelo público.

A ferramenta faz parte dos planos do Instagram de expandir os meios de monetização dos criadores na plataforma. Os prints que circulam sobre o novo modo de publicar stories sugere que criadores podem adotar o modelo pago; o conteúdo aparece com o aviso “disponível apenas para membros” quando é acessado por contas comuns. Stories Exclusivos não podem ser printados, mesmo com compartilhamento via Melhores Momentos.

Os novos recursos foram descobertos pelo engenheiro de software Alessandro Paluzi, que geralmente vaza novidades e mudanças sobre apps como o Instagram e o Twitter. O intervalo dos tuítes de Paluzzi sugere que a ferramenta está em desenvolvimento acelerado, com novidades adicionadas em questão de dias.

 

Questionada pelo site TechCrunch, a companhia não deu mais detalhes sobre os seus planos de monetização, afirmando que a companhia “não está em posição” para comentar sobre o assunto.

Não há previsão para lançamento dos Stories Exclusivos para a base de usuários do Instagram, tampouco sobre como a ideia será aplicada para os criadores. Não há certeza de que as assinaturas poderão ser cobradas diretamente pelo aplicativo, ou se os criadores podem determinar os próprios valores para o acesso privilegiado, por exemplo.