Nesta quarta-feira (12), o  celebra o 100º aniversário da atriz Ruth de Souza, com um Doodle com a ilustração da artista. Nacida em 1921 no Rio de Janeiro, Ruth é considerada uma das primeiras atrizes de negro da história do Brasil. Com vários papeis no teatro, na televisão e no , ela abriu caminho para os futuros artistas afrobrasileiros.

De acordo com o site Metrópoles, foi na adolescência que Ruth de Souza ingressou no Teatro Experimental Negro do Rio, projeto fundado em 1944 para lutar contra a discriminação racial e abrir portas para profissionais negros nas artes cênicas.

Escalada em 1945 para viver uma indígena em O Imperador Jones, ela se tornou o primeiro ator negro a se apresentar no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O feito foi lembrado recentemente no documentário Emicida: Amarelo – É Tudo Pra Ontem.

Além dos mais de 30 filmes que atuou no país e no exterior, Souza teve uma prolífica carreira na televisão, atuando em mais de 20 novelas. Em 2004, o Festival de Cinema de Gramado, um dos maiores festivais de cinema do Brasil, premiou Souza como Melhor Atriz por seu papel no filme do mesmo ano: Filhas Do Vento. Ela também foi a primeira atriz brasileira a ser indicada a um prêmio internacional, o Festival de Veneza, pela atuação em Sinhá Moça.

A atriz faleceu em julho de 2019, aos 98 anos, vítima de uma pneumonia.