Depois da Hermès ter lançado uma bolsa do material, Stella McCartney agora apresenta roupas (um corpete preto e uma calça utilitária) desenvolvidas com o inovador “Mylo”, uma alternativa ao couro derivada do micélio, a parte vegetativa de um fungo.

De acordo com a Vogue, a designer, que nunca usou peles nas suas coleções, tem trabalhado junto à empresa de solução de materiais Bolt Threads, de São Francisco, para aperfeiçoar o peso, o caimento e a textura da matéria-prima.

Em 2018, foi feito um protótipo de Mylo da sua bolsa Falabella para a “Fashioned From Nature” do Victoria & Albert Museum e, no ano passado, ela formou um consórcio com o grupo Kering, a Adidas e a Lululemon para investir no seu desenvolvimento.

O Mylo tem a aparência e toque semelhantes ao do couro animal, mas ao contrário do sintético à base de poliéster, é totalmente natural e biodegradável. As peças não estão disponíveis para venda e não serão produzidas em massa – mas são um vislumbre do que está por vir. “Este é o futuro da ”, diz McCartney. “Se conseguirmos fazer isso direito, poderemos realmente causar um grande impacto no planeta.”