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Entenda o que é estratégia de marketing digital

Produção Publicado em 19/07/2021, às 14h56

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A internet trouxe muitas inovações desde que foi criada. Uma dessas inovações é a forma como as empresas podem se comunicar, interagir e atrair seu público. Dessa forma, surgiu o marketing digital, uma das estratégias mais exploradas por empresas atualmente. 

Não é para menos, dados da FGV (Fundação Getúlio Vargas) apontam que há mais de 2 aparelhos celulares por habitante no Brasil. Os dados são de 2020 e reforçam a necessidade de as empresas conquistarem seu lugar na internet. 

O que é o marketing digital e como funciona?

Essa é uma estratégia antiga que existe desde que surgiu a internet e as empresas perceberam o grande potencial de conquistar uma audiência online. O marketing digital é toda estratégia ou ação utilizada para a comunicação da empresa com sua audiência na internet. 

Para isso, as empresas utilizam as redes sociais, site, blog e até estratégias de e-mail marketing. Cada ação é pensada de acordo com o objetivo da empresa, que pode ser gerar mais vendas, aumentar a receita, fortalecer a marca e ampliar os negócios.

Os usuários que procuram por qual o melhor marketing digital, considerando as estratégias que existem, devem saber que nenhuma estratégia é tida como a melhor. Especialistas em marketing orientam que as ações devem ser realizadas de acordo com cada objetivo.

Quais são as principais ações de marketing digital?

Dentro do marketing digital existem muitas ações que são comumente utilizadas pelas empresas para se comunicar com a audiência. Ao longo do tempo, as estratégias online vão se inovando e trazendo novas abordagens para a comunicação entre empresas e consumidores.

Atualmente, as principais ações são de gerenciamento de redes sociais, SEO, parcerias com influenciadores digitais, e-mail marketing, webinars e links patrocinados. Cada uma dessas ações usadas no marketing digital contribui para que empresas e consumidores se aproximem. 

Quais são as métricas no marketing digital?

Além da possibilidade de vender mais com estratégias que geram engajamento e fazem a conversão da audiência, o marketing digital também é utilizado para analisar dados sobre o público de uma empresa. 

São muitos dados que podem dar informações importantes para a empresa, entre eles estão o CTR e o CPC. 

O que é CTR no Google?

O CTR Google é um dado que mostra a taxa de cliques em uma estratégia implementada no Google. Sendo para a busca orgânica ou paga, o CTR aponta o percentual de cliques em comparação ao número de impressões. 

Um exemplo disso seria uma pesquisa no Google sobre "iPhone barato". Supondo que um conteúdo bem posicionado no Google tem o número de impressões de 100 e o CTR de 1%, isso significa que 1 a cada 100 pessoas que visualizam aquele resultado da pesquisa de fato clica para acessar o conteúdo.

Essa métrica é importante para identificar o que leva uma determinada audiência para a conversão, assim como as práticas que não despertam interesse desse público. 

Considerando que essa é uma análise importante, as empresas costumam procurar por qual é o CTR ideal, qual a porcentagem de um CTR bom e por o que é considerado um bom CTR. 

Na opinião de diversos especialistas, a resposta para qual é uma boa taxa de cliques de impressões é entre 3% e 5%. No entanto, eles orientam que é importante entender o que é CTR médio para avaliar com precisão se determinada estratégia apresenta um bom desempenho de acordo com o CTR.

Quanto é um CPC bom?

Outra métrica comum no marketing digital é o CPC, que é o mesmo que custo por clique. Essa métrica é mais usada nas estratégias pagas, como no Google Adsense. Essa informação dada pelo próprio Google sobre palavras-chave utilizadas em uma campanha de marketing é um dado muito importante para definir o valor necessário para investir na estratégia. 

Segundo especialistas em marketing digital, o CPC é considerado bom quando o valor investido é inferior ao valor de retorno esperado. A prática comum entre as empresas é utilizar palavras-chave com custo por clique 5 vezes menor do que o valor de retorno esperado. Por isso, é orientado que as empresas avaliem o ROI para determinar um bom CPC.

Mais do que entender sobre marketing digital, é fundamental manter-se atualizado. As empresas que estão dando o primeiro passo nessa estratégia devem, sobretudo, acompanhar as mudanças no mercado, considerando que o marketing está em constante evolução.

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