MidiaMAIS / Variedades MidiaMAIS

Cabelos brancos em alta: aprenda a cuidar dos fios grisalhos

Confira 5 dicas para exibir madeixas brancas, bonitas e saudáveis

Nathália Rabelo Publicado em 04/08/2021, às 19h00

None
Foto: Reprodução

Os cuidados de beleza mudaram muito durante a pandemia. Um exemplo é a tintura: já que os salões ficaram fechados por um bom tempo na maior parte do Brasil, teve gente que passou a pintar os cabelos em casa. Por outro lado, muitas mulheres decidiram aderir aos cabelos brancos sem olhar para trás – inclusive algumas celebridades, como Preta Gil, Fafá de Belém, Astrid Fontenelle, Renata Vasconcellos e Samara Felippo. 

Para quem quer ter cabelos grisalhos bonitos e saudáveis, é preciso saber como eles surgem e os cuidados específicos que demandam. É o que conta a tricologista Viviane Coutinho.

“Esse cabelo costuma ser associado à idade, pois geralmente nasce entre os 35 e 45 anos. Mas existem outros fatores que estimulam seu surgimento, como genética, estresse, má alimentação, alterações hormonais, além de algumas doenças. Portanto, é possível que esses fios apareçam até mesmo aos 20 anos, de forma bem precoce”, aponta.

Assim, os cabelos brancos são um fenômeno natural do nosso organismo, resultado da queda de produção de melanina que avança com a idade.

“A melanina, que dá cor aos fios, também é importante para proteção das proteínas capilares. É por isso que, quando os fios grisalhos surgem, a melhor estratégia não é combatê-los e, sim, entender como cuidar deles para manter a saúde e beleza das madeixas”, afirma a especialista. Ela lista algumas dicas para te ajudar nesse processo.

1 - Não arranque os fios brancos

Se você notou que os cabelos brancos começaram a aparecer, o primeiro passo é bastante simples: não arranque-os. "Parece tentador, pois a sensação é de que você estará escondendo os fios grisalhos ao arrancá-los, mas essa não é a solução. Os fios grisalhos vão continuar nascendo porque o folículo piloso que produz o cabelo ainda está no couro cabeludo”, explica.

Além disso, em casos extremos, o ato de arrancar fios de cabelo pode resultar em cabelos mais quebradiços. “É possível levar a uma inflamação da raiz do cabelo, causando danos ao folículo, consequentemente deixando o fio mais fino.  A prática ainda pode causar traumas, cicatrizes e infecções que vão bloquear o folículo piloso, aumentando o risco de os pelos encravarem no futuro”, ressalta.

2 - Tenha paciência durante o processo

A paciência é essencial para quem deseja assumir os cabelos brancos, porque é preciso esperar que os fios cresçam por completo. “Nesse caso, uma boa dica é apostar em um corte curto que você goste. Isso ajuda a evitar o incômodo do contraste na cor e textura entre a raiz e as pontas enquanto os fios grisalhos estão crescendo”, indica.

Se o corte não é uma opção viável, outra alternativa é visitar o seu cabeleireiro para ir ajustando o tom dos fios aos poucos, até que os cabelos grisalhos se tornem maioria em sua cabeça. “Descolorir tudo de uma vez pode enfraquecer as madeixas”, alerta.

3 - Invista em produtos específicos

O cabelo branco necessita de alguns cuidados especiais, já que apresenta características específicas. “Os fios grisalhos são naturalmente mais secos, grossos e frágeis. Por isso, merecem um cronograma capilar bem pensado, repleto de hidratação e nutrição. Produtos ricos em manteiga de karité, pantenol e aloe vera valem a pena, como óleos e leave-ins”, ensina Viviane. 

Ainda há a possibilidade dos fios ficarem amarelados devido a um processo natural de oxidação e da maior produção de queratina. O segredo, segundo a tricologista, é apostar em matizadores. Para evitar e corrigir o amarelado, é necessário usar o que chamamos de shampoo matizador ou shampoo corretivo. Ele tem pigmento violeta ou azul, que neutraliza o amarelo. O ideal é usá-lo a cada 15 dias, mais ou menos, intercalando com um shampoo mais hidratante.”

4 - Cuidado com a exposição ao sol e calor

Para ter madeixas brancas sempre belas, é fundamental evitar a exposição dos fios aos raios solares e a fontes intensas de calor. “A radiação do sol acaba acentuando o amarelamento do cabelo, já que os fios não estão protegidos pela melanina. Capriche nos produtos com filtro UV”, pontua a profissional. 

Na rua, o protetor térmico deve ser usado antes e durante a exposição ao sol e ser reaplicado a cada 2 horas, especialmente se você estiver na praia ou piscina. Já em casa, a tricologista desaconselha o uso de equipamentos que emitem calor, como secador e chapinha, nas madeixas grisalhas.

"O aconselhável é evitar o uso de qualquer procedimento que fragilize ainda mais os cabelos. Caso seja muito necessário, abra mão de uma temperatura não tão elevada e nunca deixe de proteger os fios”, destaca.

5 - Aproveite ao máximo o novo visual

Até pouco tempo atrás, o cabelo grisalho era considerado sinal de desleixo e associado à vergonha de envelhecer. Mas, atualmente, esse processo está sendo ressignificado e visto com bons olhos. Afinal, trata-se da inevitável (e por que não, bem-vinda?) ação do tempo. Assim, se resolver assumir os fios brancos, aproveite ao máximo o novo visual!

“Aceitar ou não os fios grisalhos pode ser um debate interno para muitas mulheres, uma vez que exibir a beleza natural ainda é um tema não tão bem aceito por todos. Contudo, assim como assumir os cachos, assumir o cabelo grisalho é uma forma de abraçar quem se é. Mas, obviamente, não deve ser uma obrigação! É só mais uma opção possível para que você se sinta bem consigo mesma”, completa a especialista.

Jornal Midiamax