Com o passar dos anos, os smartphones têm ficado mais inteligentes. Quer dizer, isso significa que eles conseguem realizar cada vez mais tarefas. Então, seja abrindo aplicativos, se conectando ou até mesmo tirando fotos com a câmera. É muito legal quando os smartphones fazem tudo rapidinho sem travar!

Por isso, eles têm se tornado companheiros práticos que funcionam quase como “computadores de bolso”. Só que às vezes os celulares também acabam ficando mais lentos e apresentando erros em aplicativos. Isso pode atrapalhar bastante o uso no dia a dia. Nesses casos, uma das soluções pode ser reiniciar o smartphone ocasionalmente. Pouca gente tem esse costume, mas ele pode trazer uma série de benefícios ao seu aparelho. Quer descobrir como isso pode fazer bem para seu celular?

1. Reiniciar otimiza a memória RAM

Independente da marca do seu celular, todos os aparelhos têm uma coisa em comum: a quantidade de memória RAM. Ela é um componente importante porque ajuda no funcionamento dos seus aplicativos.

Entretanto, ao longo do dia, as pessoas costumam usar vários aplicativos. Facebook, WhatsApp, Netflix… mesmo quando os aplicativos estão fechados, eles continuam funcionando abertos em segundo plano. Por isso, recebemos sempre as notificações mais recentes das redes sociais, eles ficam abertos em segundo plano prontos para contar as novidades.

Quando a memória RAM fica cheia, os outros aplicativos começam a ficar mais lentos e podem chegar até a travar. O que não é nada legal! Por isso, reiniciar o celular nessas situações é importante. Quando o aparelho é reiniciado, a memória RAM volta renovada e pronta para abrir seus aplicativos de forma rápida.

2. Reiniciar também pode resolver erros

Outra situação, que pode acontecer com aparelhos que ficam ligados por muito tempo: é o acúmulo de erros e processos. É que assim como os computadores, os celulares também têm milhares de processos todos os dias. Quando acontece um “erro” é criado um pequeno arquivo em seu celular. Isso pode prejudicar um pouco a performance do seu aparelho e até mesmo o uso dos aplicativos quando esses arquivos acabam se acumulando.

Então, reiniciar o celular vai encerrar todos os processos em segundo plano e limpar esses erros acumulados. Assim, seu smartphone vai voltar a funcionar de forma limpa.

3. Reiniciar pode fazer bem para a saúde da bateria

Além disso, reiniciar seu smartphone também pode preservar o bom funcionamento da bateria, sabia? Sente que seu smartphone está descarregando muito rápido? Não são raros os aplicativos que consomem muita bateria. Eles acabam descarregando o celular mesmo quando não estão abertos na telinha. Nessa situação, religar o celular pode corrigir esses picos de consumo de energia nos apps.

Vale lembrar que não existe um número mínimo ou um padrão em relação ao número de vezes que o celular precisa ser reiniciado. Mas, reiniciar o celular pelo menos uma vez por dia, certamente não vai fazer mal nenhum ao seu aparelho. Você pode até mesmo programar um “reinício automático” em alguns sistemas. Por exemplo, no sistema é só acessar “Configurações” > “Recursos Avançados” > “Reinício Automático”.

Assim, essa configuração deixa para reiniciar automaticamente nos dias que você escolher e no horário que você achar melhor. Então, se quiser, você pode configurar para ele reiniciar quando você estiver dormindo de madrugada.