Usuários relatam nas redes sociais que tanto o Facebook Messenger e o estão com problemas em enviar mensagens e apresentam instabilidade na manhã esta quinta-feira (10). O recurso não funciona em ambos os apps, e o usuário pode se deparar com o aviso de erro “sem conexão com a internet”. É possível visualizar e postar stories no Instagram, além de acessar o feed de notícias do Facebook; o WhatsApp aparentemente não foi afetado.

As mensagens no Instagram ficam com o status “Enviando…” quando você puxa a lista para a esquerda. Usuários também relatam que não é possível ver quando a outra pessoa está digitando; nem dá para apagar o que você já mandou. Conseguimos atualizar o feed do Instagram, visualizar stories e publicar fotos em ambos, indicando que a pane está restrita ao Direct.

Quanto ao Messenger, a versão desktop exibe o erro “sem conexão com a internet”, mesmo que o Wi-Fi (ou 4G) esteja normal. Ele não funciona direito nem pelo aplicativo de celular, seja no ou . A queda afeta o Facebook Workplace, serviço voltado para empresas. “Muitos clientes do Workplace estão enfrentando problemas de conexão no bate-papo”, explica o painel de status. “Nossa equipe está investigando ativamente o problema e trabalhando urgentemente em uma solução. Lamentamos a interrupção do seu serviço.”

No Brasil, as reclamações sobre o serviço de mensagens do Facebook no site Downdetector subiram de 2 às 6h da manhã para mais de 200 denuncias às 9h. Já à respeito do Instagram, as reclamações foram de 6 para 196 no mesmo período de tempo, o que indica que as quedas aconteceram simultaneamente.

“Aqui não consigo enviar mensagens e diz que não tem conexão com a internet, apesar de ter e eu estar usando tudo normalmente”, diz um usuário brasileiro do Messenger no DownDetector. “Não estou conseguindo ver as pessoas on-line e nem enviar mensagens”, reclama outro.

Segundo o site, esta é uma falha global: pessoas de diversos países vêm se queixando que o Messenger não consegue mandar mensagens, e que o Instagram Direct se encontra instável.