A empresa de games japonesa lançou na última quarta-feira (25) a versão mobile de um dos clássicos da franquia do encanador Super Mario. Disponível de forma gratuita na PlayStore e na Applestore, Mario Kart Tour é a mais nova tacada da empresa no mercado mobile, onde já lançou os sucessos Super Mario Run, Pokemon Go! e Dr Mario Mobile.

O pioneiro da franquia foi o Super Mario Kart, do Super Nintendo, em 1992, depois dele, foram lançados mais nove jogos, um para cada console da empresa (contando os portáteis). O é um sucesso por juntar de forma descontraída personagens de diferentes jogos do universo Mario (além de alguns convidados como Link de Zelda e Donkey Kong), com itens que permitem sabotar os competidores.

130 anos de história

Na última segunda-feira (23) a Nintendo completou 130 anos de existência. A empresa foi fundada no final do século 19 por Fusajiro Yamauchi e era uma fábrica de cartões artesanais no Japão. A empresa, que começou no mundo dos jogos com um tipo de baralho tipicamente japonês chamado Hanafuda – e quase faliu nos anos 1950 –, é hoje uma das maiores desenvolvedoras de games do mercado.

Com o lançamento do NES (Nintendo Entertainment System), a empresa emplacou diversos títulos que se tornariam clássicos da indústria, como Super Mario Bros., Metroid e A Lenda de Zelda. Em 1989, eles lançaram seu primeiro portátil, o Game Boy, que deu início à febre dos Pokémon. Embora ao longo dos anos enfrentasse diversos competidores, tais como Sega, Microsoft e Sony, a Nintendo encontrou seu lugar no mundo dos games e se acomodou.