MidiaMAIS / Variedades MidiaMAIS

80 anos: Guerra dos Mundos causava pânico nos ouvintes da rádio CBS

No dia 30 de outubro de 1938 uma transmissão de rádio causou pânico entre os ouvintes. Essa data histórica está completando 80 anos, quando a rádio CBS (Columbia Brodcasting System) interrompeu a programação musical para dar o furo de uma suposta invasão de marcianos. No entanto “o furo” era o inicio da peça de radioteatro […]

Raira Rembi Publicado em 30/10/2018, às 14h32

None

No dia 30 de outubro de 1938 uma transmissão de rádio causou pânico entre os ouvintes. Essa data histórica está completando 80 anos, quando a rádio CBS (Columbia Brodcasting System) interrompeu a programação musical para dar o furo de uma suposta invasão de marcianos.

No entanto “o furo” era o inicio da peça de radioteatro baseada no livro “Guerra dos Mundos” de George Wells. O que os radialistas não imaginaram era que a transmissão iria marcar história e deixar todos os ouvintes em pânico.

A peça de radioteatro foi baseada no livro de ficção cientifica “A Guerra dos Mundos” que foi escrito por Herbert George Wells (1866-1946) e foi adaptado por Orson Welles (1915-1985). As vésperas do Halloween a peça foi transmitida no formato jornalistico e tinha todas as caraterísticas de uma noticia verídica. Reportagens externas, entrevistas, testemunhas que estavam no acontecimento, repórteres e comentaristas.

Além de efeitos sonoros, sons ambientados, gritos e a emoção daqueles que transmitiam. Tudo isso ajudou a dar a impressão de que era uma transmissão ao vivo e que realmente uma invasão estava acontecendo. A audiência do programa bateu o concorrente (NBC) e alcançou seis milhões de pessoas.

Metade começou a ouvir quando o programa já havia começado. Perdendo a parte que informava que era uma peça de teatro. Mais de 1,2 milhão de pessoas acreditaram que a invasão era real. Essas pessoas entraram em pânico, sobrecarregando linhas de emergência, aglomerando as ruas, congestionamentos no transito entre outras coisas.

No dia seguinte a transmissão foi manchete dos jornais e ficou conhecida como “Rádio do Pânico”. Três cidades ficaram paralisadas Nova Jersey, Newark e Nova York houve fuga das cidades. A transmissão de Guerra dos Mundos marcou a historia e evidenciou o poder do rádio como meio de comunicação e alcance de ouvintes. Em tempos de fake news a transmissão histórica nos lembra a importância de checar a informação antes de tomar atitudes.

Jornal Midiamax