No dia 30 de outubro de 1938 uma transmissão de rádio causou pânico entre os ouvintes. Essa data histórica está completando 80 anos, quando a rádio CBS (Columbia Brodcasting System) interrompeu a programação musical para dar o furo de uma suposta invasão de marcianos.

No entanto “o furo” era o inicio da peça de radioteatro baseada no livro “Guerra dos Mundos” de George Wells. O que os radialistas não imaginaram era que a transmissão iria marcar história e deixar todos os ouvintes em pânico.

A peça de radioteatro foi baseada no livro de ficção cientifica “A Guerra dos Mundos” que foi escrito por Herbert George Wells (1866-1946) e foi adaptado por Orson Welles (1915-1985). As vésperas do Halloween a peça foi transmitida no formato jornalistico e tinha todas as caraterísticas de uma noticia verídica. Reportagens externas, entrevistas, testemunhas que estavam no acontecimento, repórteres e comentaristas.

Além de efeitos sonoros, sons ambientados, gritos e a emoção daqueles que transmitiam. Tudo isso ajudou a dar a impressão de que era uma transmissão ao vivo e que realmente uma invasão estava acontecendo. A audiência do programa bateu o concorrente (NBC) e alcançou seis milhões de pessoas.

Metade começou a ouvir quando o programa já havia começado. Perdendo a parte que informava que era uma peça de teatro. Mais de 1,2 milhão de pessoas acreditaram que a invasão era real. Essas pessoas entraram em pânico, sobrecarregando linhas de emergência, aglomerando as ruas, congestionamentos no transito entre outras coisas.

No dia seguinte a transmissão foi manchete dos jornais e ficou conhecida como “Rádio do Pânico”. Três cidades ficaram paralisadas Nova Jersey, Newark e Nova York houve fuga das cidades. A transmissão de Guerra dos Mundos marcou a historia e evidenciou o poder do rádio como meio de comunicação e alcance de ouvintes. Em tempos de fake news a transmissão histórica nos lembra a importância de checar a informação antes de tomar atitudes.