Fez a faxina e um dia depois o cheirinho de limpeza já se foi e parece que não fez nada? Os fáceis de usar e baratos desinfetantes não duram o tempo desejado, apesar de serem eficientes. Separamos então 10 dicas para o dia a dia para que você possa deixar o ambiente de casa mais agradável para as visitas e fazer com que o conforto seja o convite de boas vindas da casa. Venha aprender!

1. Mantenha a limpeza em dia

Infelizmente não dá para fazer uma limpeza mais pesada em casa todo dia, porém uma das maneiras mais eficazes de deixar a casa cheirosa é realmente deixando-a limpa. Não precisa fazer uma grande faxina diariamente, mas algumas atitudes já podem fazer diferença, como:

Não deixar acumular louça na pia;Lavar a roupa suja com frequência;Trocar o lixo do banheiro e lavabo preferencialmente antes de encher;Limpar o fogão após utilizá-lo;Lavar regularmente os itens usados pelos animais de estimação;Limpar a caixa de areia dos gatos diariamente.

2. Abra as janelas

Ventilar a casa é muito importante para eliminar os maus cheiros e renovar o ar. Então, se você quiser saber como deixar o quarto cheiroso e também outros ambientes, um bom começo pode ser abrir as janelas por pelo menos 10 minutos pela manhã.

3. Plantas

Uma das técnicas mais clássicas de como deixar a casa cheirosa é usando flores e plantas. Se quiser seguir por esse caminho, recomendamos optar por flores que exalam perfume ou plantas bem aromáticas. Algumas espécies que podem ser interessantes são:

Lavanda
Jasmim
Dama-da-noite
Gardênia
Manacá
Camélia
Lírio

4. Neutralizadores de odores

Alguns produtos bem fáceis de encontrar podem ser usados como neutralizadores de odores, o que pode ser um ótimo primeiro passo para quem quer saber como deixar a casa perfumada

Bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio absorve cheiros e pode ser utilizado de diversas maneiras para deixar a casa cheirosa. Uma opção é usá-lo em pequenos potes com algumas gotas de limão. Você pode espalhar esses portes pela casa deixando-os fora do alcance de animais e crianças.

Outra possibilidade é usar o bicarbonato de sódio no fundo das lixeiras, impedindo que o odor ruim do lixo se espalhe. Dá também para usá-lo em potinhos ou saquinhos dentro da geladeira.

Carvão vegetal
O carvão vegetal é também ótimo para neutralizar cheiros fortes. Ele é recomendado principalmente para ambientes úmidos por ser eficaz em tirar aquele cheiro bem característico nesses locais.

Com o tempo o carvão vegetal acaba perdendo o efeito, portanto é recomendado renovar o “estoque” de tempos em tempos.

Vinagre branco
Ao contrário do que muitos podem pensar devido ao seu cheiro forte, o vinagre branco é também um ótimo aliado de quem quer deixar a casa cheirosa. Na cozinha, ele, aliado ao limão, é ótimo para tirar o cheiro de ovo e de peixe.

Se for misturado em proporções iguais com água, algumas folhas de plantas aromáticas e cascas de frutas cítricas, o vinagre pode também ser usado, por exemplo, como cheirinho para banheiro. Se quiser, pode também acrescentar canela em pau e cravo à mistura.

5. Chá

O chá pode ser usado de diversas formas para deixar a casa cheirosa. Tostado, ele pode ser usado na caixa de areia dos gatos para diminuir o mau cheiro.

Você pode também usar saquinhos de chá dentro de sapatos, pois eles absorvem a umidade e deixa o cheirinho ali. E, para quem quer saber como deixar a casa perfumada, é possível fazer chá de cravo e borrifar pelos cômodos para perfumá-los.

6. Faça o seu próprio pout-pourri

Para ter um cheirinho para banheiro ou em outros cômodos da casa, você pode fazer o seu próprio pout-pourri. É só colocar pétalas de flores secas e folhas de plantas aromáticas (como louro, eucalipto, tomilho e sálvia) em um recipiente.

Uma sugestão que deixamos é acrescentar uma essência de sua preferência ao pout-pourri, como de lavanda ou de baunilha, por exemplo. E, para garantir que o cheirinho para banheiro continuará lá, a cada dois dias volte a pingar algumas gotas da essência.

7. Use óleos essenciais

Os óleos essenciais, além de serem perfeitos para quem quer descobrir como deixar o quarto cheiroso e também outros ambientes da casa, têm ação terapêutica e muitas vezes também são fungicidas e antibactericida. Existem muitas maneiras de como deixar a casa cheirosa usando óleos essenciais.

Borrifando pela casa
Em uma garrafinha de spray, misture 500 ml de água com 15 gotas de óleo essencial de lavanda, limão ou qualquer outro que preferir. Em seguida, borrife pela casa.

Na planta artificial
Se você tiver plantas artificiais em casa, uma forma interessante de usar o óleo essencial é pingando algumas gotas sobre ela diariamente. Para ter um cheirinho para o banheiro, recomendamos os óleos de aromas cítricos; para os que procuram uma forma de como deixar o quarto cheiroso, o de lavanda.

Na roupa de cama
O óleo de lavanda é ótimo para ajudar a relaxar e a dormir bem. Pensando nisso, mais uma forma de como deixar o quarto cheiroso é colocando algumas bolas de algodão embebidas nesse óleo dentro das fronhas ou embaixo dos lençóis.

No umidificador de ar
Existe um difusor de aromaterapia que pode ser usado para espalhar o aroma dessas essências pela casa. Porém, caso você já tenha um umidificador ou purificador de ar em casa, dá também para acrescentar algumas gotas de óleo à água deles e ficar com a casa cheirosa.

8. Amaciante de roupa

O cheiro do amaciante de roupa é praticamente sinônimo de conforto, não é? Ele também pode ser usado como uma forma de como deixar a casa cheirosa.

Depois de fritar algo, para tirar aquele cheiro que toma conta da cozinha – e muitas vezes da casa –, você pode esquentar água em fogo médio com um pouco de amaciante.

É possível também fazer uma misturinha para borrifar e usar como uma maneira de como deixar a casa perfumada. Para isso, misture meia xícara de amaciante concentrado, meia xícara de álcool e uma xícara da água em um borrifador. Depois de misturar bem, é só borrifar pela casa!

9. Limão

O limão também pode ser usado de muitas formas como um aliado de quem quer saber como deixar a casa cheirosa. Uma das mais simples é usar um mix de água quente com limão para limpar o chão.

Outra técnica de como deixar a casa perfumada com limão é cortá-lo ao meio, retirar o “miolo” e colocar sal grosso no lugar. Isso também pode ser feito com laranjas e funciona muito bem para tirar o mau cheiro da geladeira.

10. Grãos de café

A borra de café é muito usada como um neutralizador de odores, como o bicarbonato de sódio e o carvão vegetal. Porém, os grãos de café são também super aromáticos e podem ser usados para deixar a casa cheirosa.

Para isso, basta colocar grãos de café em potes e espalhar pela casa. Se quiser algo ainda mais cheiroso, basta colocar uma vela no meio e acendê-la às vezes.