Carga Pesada foi uma série de televisão da Rede que contava as aventuras da dupla de caminhoneiros Pedro e Bino durante suas viagens pelo Brasil. A primeira temporada foi transmitida pela primeira vez em 22 de maio de 1979 e o último episódio foi transmitido dia 2 de janeiro de 1981. Em 29 de abril de 2003, a segunda temporada começou a ser exibida e foi até 7 de setembro de 2007. Os veículos originais são ícones buscados e desejados por muitos fãs, mas você sabem onde estão após 14 anos do fim?

Ao longo da série, foram utilizado 4 caminhões oficiais: sendo um Dodge D700 e um Scania LK141 V8 na primeira temporada, e na segunda, o Volkswagen Titan 18-310 e um Volkswagen Constellation. Segundo o portal Jornal Caminhoneiro, a Dodge apareceu eu pouquíssimos episódios e logo desapareceu das telinhas. Seu paradeiro é desconhecido.

Scania LK141 V8

O que aconteceu com os caminhões da série Carga Pesada
(Reprodução, Jornal do Caminhoneiro)

Já o Scania LK141 V8, após o da série, foi vendido para a empresa Nacional Michelon, onde permaneceu trabalhando até que no ano de 1991, quando foi vendido para um funcionário da própria empresa.

Após alguns anos, o LK141 foi apreendido após ser clonado no . Cerca de cinco anos depois, a Polícia Civil, com auxílio da Scania, comprovou que o veículo apreendido era o original, mas o proprietário desistiu de reavê-lo.

O que aconteceu com os caminhões da série Carga Pesada
(Reprodução, Jornal do Caminhoneiro)

Após ser leiloado, o caminhão passou por diversos donos e trabalhou por anos no transporte de contêiner no Porto de Santos, onde em seguida ficou estacionado por 7 anos na rua do proprietário.

Em 2015, o Scania LK141 foi encontrado pelo historiador Dsqui Pontes, que procurava o veículo há cerca de 5 anos. O caminhão então, foi reformado e permanece com o historiador. Nas gravações, também foi utilizado a cabine de um LK141, montada sobre um chassi. Após ser vendida pela Rede Globo, não houve mais relatos sobre seu destino.

O que aconteceu com os caminhões da série Carga Pesada
(Reprodução, Jornal do Caminhoneiro)

Volkswagen Titan 18-310

O Volkswagen Titan 18-310, o caminhão foi usado na segunda temporada de Carga Pesada, entre os anos de 2003 e 2005, sendo um dos modelos mais conhecidos de toda a série. Na temporada, foram utilizados três caminhões, sendo dois praticamente originais e uma terceira cabine, montada sobre o chassi de um ônibus para as gravações.

Carga Pesada: onde estão os caminhões originais de Pedro e Bino?
(Reprodução, Jornal do Caminhoneiro)

Um dos modelos utilizados, encontra-se em Lavras-MG, puxando reciclagem em uma carreta-. Agora, na cor Prata. Ainda segundo informações do site, o segundo Titan utilizado na séria está em Igrejinha – RS. O paradeiro da cabine montada em cima do chassi de ônibus é desconhecido.

Volkswagen Constellation

O que aconteceu com os caminhões da série Carga Pesada (3)
(Reprodução, Jornal do Caminhoneiro)

O Volkswagen Constellation entrou na série em meados de 2005, quando foi lançado no mercado nacional e cedido pela Volkswagen à Globo para as gravações. Desde o início da segunda temporada, em 2003, a Volkswagen foi uma das patrocinadoras oficiais.

No entanto, após o encerramento das gravações, tanto o Constellation quanto a cabine, também montada sobre o chassi de um ônibus, não foram mais vistos. A Globo utilizava placas fictícias, o que tornou praticamente impossível a localização desses dois veículos.