Afonso (Romulo Estrela) descobrirá a artimanha que Catarina (Bruna Marquezine) usou para enganá-lo em Deus Salve o Rei. O rei de Montemor passará por uma sessão de regressão com a ajuda de bruxas e verá que a vilã usou um feitiço para se parecer com Amália (Marina Ruy Barbosa) e levá-lo para cama. O monarca desvendará que o filho de Catarina não é seu. Ao ser confrontada, a vilã confessará o golpe.

No castelo de Montemor, a feirante falará para Afonso que Diana (Fernanda Nobre) desconfia de que o filho que Catarina espera não seja dele. “Depois de todas as mentiras e crimes de Catarina, eu acho bem possível. Eu me agarrei a essa esperança… Se for mesmo verdade, você vai acreditar que eu não tive nada com Catarina naquela noite, não vai?”, perguntará o rei.

A ruiva vai ponderar que não quer se precipitar e dirá ao amado que pensou em uma maneira de descobrir se o bebê de Catarina é ou não de outro homem. “Selena [Marina Moschen] e Agnes [Mel Maia] podem ajudar. Venha comigo… Elas vão te explicar”, falará a plebeia, misteriosa.

No quarto do rei, Selena, Agnes e Amália se reunirão. “Eu não entendo… Do que se trata isso?”, perguntará Afonso. A personagem de Marina Moschen tomará coragem e revelará que ela e Agnes são bruxas. “Nascemos assim. Não tivemos escolha. Nós escondemos esse segredo para nos proteger da perseguição”, confessará.

“Afonso… Lembra quando você fugiu da pedreira? Foi a Agnes quem te avisou que Romero [Marcello Airoldi] estava chegando. E foi ela também quem localizou a cabana em que o Virgílio [Ricardo Pereira] me prendeu”, contará Amália. “E fomos nós que ajudamos Amália a recitar o salmo quando o inquisidor [Stênio Garcia] quis queimá-la numa fogueira”, completará.

Agnes explicará que lê pensamentos e se comunica através da mente _ela falará dentro da cabeça de Afonso para provar isso. Já Selena mostrará que controla as forças da natureza acendendo velas.

Surpreso, Afonso dirá que nem sabia que bruxas existiam, e Agnes falará que achou um feitiço capaz de fazê-lo se lembrar da noite que passou com Catarina. “Eu farei o que for necessário. Do que vocês precisam?”, questionará o rei.

As duas bruxas darão as mãos a ele, e os três formarão um círculo. Agnes recitará as palavras do feitiço, e Afonso entrará em transe. Em um flashback, ele voltará para aquela noite. “Eu estava lendo e tomando uma taça de vinho, quando a porta se abriu…. Amália?! Você…. Você foi ao meu quarto naquela noite?”, ficará em dúvida.

Ele falará que estava feliz por ter Amália em seus braços, mas, ao piscar, verá que na verdade era Catarina quem estava no quarto. Todos sairão do transe, e o monarca ficará assustado. “Era ela o tempo todo! Mas eu olhava e via você, Amália. O seu rosto, sentia o seu cheiro…”, dirá, confuso.

“Só pode ter sido um feitiço, majestade”, avisará a chefe do exército. “Foi isso, Afonso! Aquela usou magia para se passar por mim e fazer com que você se deitasse com ela!”, concluirá Amália.

“Eu me lembrei de tudo! Eu me deitei e apaguei completamente… Amália, eu nunca dormi com Catarina. O filho que ela está esperando… Não é meu! Eu não sou o pai do filho de Catarina!”, afirmará, decidido.