MidiaMAIS / TV & Novela

Curta sul-mato-grossense conta a história da magia das viagens de trem no Estado

Produção vai ao ar nesta terça-feira (20)

Tatiana Marin Publicado em 19/02/2018, às 16h43

None

Produção vai ao ar nesta terça-feira (20)

A história do Mato Grosso do Sul se entrelaça com a da ferrovia, que ajudou a trazer o desenvolvimento para o Estado. O curta “Paralelas de Aço” conta a influência na vida de seus passageiros. A produção será transmitida pela TV Educativa nesta terça-feira (20), às 22h.

O curta-metragem foi produzido em 2017 e conta a magia das viagens de trem, as estações, o poder de construir histórias e memórias, a relação comercial e emocional dos passageiros, pessoas simples que tinham em cada vagão parte de suas vidas e a importância da linha férrea na construção de muitas cidades. A obra é resultado do curso “MS 40 anos em Histórias Cinematográficas”, uma parceria da TV Educativa e da Fundação de Cultura.

A equipe responsável pela criação contou com a direção, pesquisa e roteiro de Rachid Waqued, que também participou da produção executiva, junto com André Placencia e Fernanda Prochmann, e foi responsável também pela fotografia. A edição e finalização ficou por conta de Carlos Diehl.

A temática foi escolhida pois todo o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul foi em torno da ferrovia. “O vídeo registrou a emoção das pessoas que de alguma maneira estavam envolvidas com o trem, pessoas que viram o trem andar. Mantém a tradição sem ser saudosista. Comecei a olhar na internet documentários sobre a estrada de ferro para não falar a mesma coisas que outros falaram. Não queria nada de ‘xororô’, fizemos uma coisa pra cima”, diz o diretor, Rachid Waqued.

Curta sul-mato-grossense conta a história da magia das viagens de trem no Estado

O programa ‘Curta MS – uma janela para o Audiovisual do Estado’ é fruto de uma parceria entre a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul – por meio do Museu da Imagem e do Som e da Gerência de Difusão Cultural com a TV Educativa. Também conta com o apoio da Associação de Cinema e Vídeo do Estado. O objetivo é tornar acessível a produção independente de diretores e produtores locais.

Serviço

Programa Curta MS
Curta: “Paralelas de Aço”, com direção de Rachid Waqued
Data: dia 20 de fevereiro de 2018, terça-feira
Horário: 22 horas
TV Educativa, canal 04 da TV aberta e canal 15 da TV a Cabo NET

Jornal Midiamax