Apresentado pelos jornalistas Carlos Filho e Luana Rodrigues, a TVE Cultura estreia nesta terça-feira (30), o programa “Panorama MS”, com a proposta levar discussões sobre diversos temas que fogem do jornalismo factual. E para começar, o assunto do programa de hoje é a criação do estado de Mato Grosso Sul, que em 2018 celebra 41 anos.

Neste primeiro programa, os convidados são o professor Paulo Cabral e a doutora em História Alisolete Weingartner, que falam sobre os aspectos da divisão do estado de Mato Grosso e os reflexos atuais.

O programa será transmitido sempre às terças e quintas-feiras, das 12h às 13h. O formato tem quatro blocos, no qual os dois primeiros serão reservados aos debates de um assunto central, no qual os apresentadores receberam no estúdio dois convidados gabaritados sobre o tema.

No terceiro bloco, o espaço é para reportagens de assuntos do cotidiano. E para finalizar o programa, o quarto bloco é reservado para agenda cultural, apresentada pela jornalista Giovanna Prado, e um bate papo sobre cinema com o professor Clayton Sales.

Segundo o apresentador Calos Filho, o programa Panorama MS foi inspirado no Rede Panorama, exibido na grade nacional da emissora. “A ideia é um programa de debate, discutir temas que são importantes pra sociedade, levantar assunto que demande uma discussão mais alongada do que o factual”, explica o jornalista.