MidiaMAIS / TV & Novela

‘Game of thrones’ não será afetada por saída do Reino Unido da UE, diz HBO

Canal divulgou nota após especulação de corte de financiamento da série

Daiane Libero Publicado em 27/06/2016, às 21h23

None
gotramsay_lrpwnbh.jpg

Canal divulgou nota após especulação de corte de financiamento da série

"Game of thrones", série da rede de TV a cabo HBO que é parcialmente filmada na Irlanda do Norte, não será afetada pela decisão do Reino Unido de sair da União Europeia (UE), informou nesta sexta-feira (24) a emissora. O comunicado tem o objetivo de acabar com a especulação de que a série perderia financiamento da UE.

Nesta quinta-feira (23), os britânicos votaram em referendo e tomaram a decisão histórica de deixar a UE. Segundo economistas e líderes do governo, isso deixa dúvidas sobre as perspectivas de crescimento para a quinta maior economia do mundo e pode ofuscar sua capacidade de atrair investidores.

O resultado também pode desencorajar os estúdios de Hollywood e redes de TV cabo de filmar séries e filmes no Reino Unido, em parte porque o país não teria mais acesso a subsídios europeus. A série recebeu suporte apoio Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia nos seus primeiros anos, confirmou a HBO, mas o fundo não forneceu apoio para as últimas temporadas.

"Não prevemos que o resultado do referendo da UE terá qualquer efeito material sobre a produção da HBO de 'Game of thrones'", disse a emissora em um comunicado.

Especulação

Com o resultado do histórico referendo, rapidamente se espalhou o boato de que a decisão afetaria "Game of thrones", produção de maior audiência da HBO, com mais  20 milhões de espectadores por episódio na temporada passada.

No entanto, a série deve continuar a receber financiameno por parte do Reino Unido, incluindo do Northernt Ireland Screen (NIS), que fornece apoio do governo a empresas locais. E entidade é mantida pela Irlanda do Norte, que faz parte do Reino Unido e é uma das principais locações de "Game of thrones".Nesta sexta, o NIS emitiu um comunicado dizendo que a organização "não usa veba de programas financiados pela UE".

Além disso, a maioria dos eleitores da Irlanda do Norte, um dos quatro países que integram o Reino Unido, votaram para permanecer na UE. Inspirada dos livros de George R. R. Martin, "Game of thrones" está atualmente em sua sexta temporada. Cada episódio tem orçamento estimado em U$ 10 milhões.

Cena de 'Game of thrones' / Foto: Divulgação

Jornal Midiamax