Morre aos 80 anos a atriz Yoná Magalhães

Yoná Magalhães foi uma das grandes atrizes de sua geração

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Yoná Magalhães foi uma das grandes atrizes de sua geração

Morreu, aos 80 anos, a atriz Yoná Magalhães na manhã desta terça-feira (20) no Rio de Janeiro.

A informação foi confirmada ao R7 pela Casa de Saúde São José, no bairro da Gávea, onde ela estava internada desde meados de setembro.

Em 7 de agosto de 1935, Yoná Magalhães nasceu no bairro Lins de Vasconcelos, subúrbio do Rio de Janeiro. Ela começou a carreira artística sem querer, para ajudar a família depois que o pai perdeu o emprego.

Em meados da década de 1950, Yoná Magalhães conseguiu pequenos papéis de figuração na rádio Tupi. Aos 19 anos, a atriz fez a transição para a televisão, começando a sua carreira na extinta TV Tupi.

A história da televisão também se confunde com a de Yoná, que participou de grandes produções da TV, como Roque Santeiro, Rainha da Sucata e Tieta, além das minisséries Grande Sertão: VeredasEngraçadinha e A Vida como Ela É.

Um dos grandes papéis de Yoná foi no emblemático filme de Glauber Rocha, Deus e o Diabo na Terra do Sol, lançado em 1964.

No teatro, Yoná também deixou sua marca. A atriz participou de montagens como Terror e Miséria, de Bertolt Brecth,Os Inimigos Não Mandam Flores, de Pedro Bloch e Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, entre tantas outras.

Uma das primeiras mocinhas da teledramaturgia nacional, Yoná Magalhães também era conhecida por sua personalidade forte. A atriz, que era uma das beldades de sua geração, desafiou críticos ao posar nua para a capa da Playboy aos 51 anos.

O último trabalho de Yoná Magalhães na TV foi na novela Sangue Bom, em 2013.