Novela e denúncias ajudam a desbaratar rede de tráfico de mulheres na Espanha
Um telefonema de uma filha angustiada na Espanha e imagens da novela “Salve Jorge”, que aborda o tema da exploração sexual, levaram uma mãe brasileira a perceber que sua filha estava em apuros. A mulher recorreu a um disque-denúncia criado pela Secretária Especial de Políticas para as Mulheres, dando início a uma operação policial internacional […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Um telefonema de uma filha angustiada na Espanha e imagens da novela “Salve Jorge”, que aborda o tema da exploração sexual, levaram uma mãe brasileira a perceber que sua filha estava em apuros.
A mulher recorreu a um disque-denúncia criado pela Secretária Especial de Políticas para as Mulheres, dando início a uma operação policial internacional que levou as autoridades a desbaratarem na semana passada uma rede de prostituição e tráfico de mulheres na cidade espanhola de Salamanca.
A polícia espanhola entrou em uma casa noturna dessa cidade universitária e libertou a brasileira e cinco outras mulheres que eram obrigadas a fazer sexo com os clientes pelo equivalente a 20 dólares, disseram autoridades brasileiras na sexta-feira.
Em junho, uma denúncia vinda do Brasil já havia levado a polícia da Espanha a um bordel de Ibiza, onde 28 mulheres de diversas nacionalidades eram obrigadas a prestar serviços sexuais 24 horas por dia. Elas viviam confinadas em quartos superlotados, e eram vigiadas por câmeras.
Essas operações ilustram o drama de estrangeiras atraídas à Europa com promessas de trabalho e uma vida melhor, mas que acabam sendo forçadas a se prostituir para saldar dívidas intermináveis.
“Elas são principalmente mulheres jovens, bonitas e pobres, que recebem a promessa de trabalho na Europa por parte de traficantes”, disse a ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, em entrevista coletiva.
Segundo ela, essas mulheres têm seus documentos confiscados quando chegam à Europa, e são informadas de que só serão liberadas quando pagarem vultosas dívidas.
“É absolutamente desumano o que estão fazendo com nossas jovens e adolescentes”, disse Menicucci.
O governo brasileiro transformou seu disque-denúncia em um serviço internacional, que pode ser acessado gratuitamente a partir da Espanha, Portugal e Itália, principais destino das brasileiras aliciadas por traficantes.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que o tráfico humano é um crime difícil de detectar, porque as vítimas relutam em contar o que lhes aconteceu. Ele fez um apelo para que essas mulheres denunciem os abusos.
Segundo Cardozo, o tráfico humano é um crime tão “subterrâneo” que não há nem estimativas sobre suas dimensões.
Mas “Salve Jorge”, atual novela nas 21h da Rede Globo, trouxe esse drama para a sala de estar dos brasileiros. A história se baseia no caso real de uma brasileira levada para Israel e forçada à prostituição. Na trama a personagem é levada para a Turquia.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Carreta tomba em pista molhada e espalha carga de serragem na na BR-163
Acidente aconteceu na manhã deste sábado (14), em Rio Brilhante
Neto tem busto inaugurado no Parque São Jorge e se emociona em homenagem do Corinthians
José Ferreira Neto se emocionou diante do reconhecimento do seu time do coração
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.