As inscrições para a 4ª edição do ´Dancidades – e Cidadania´, que acontece de 25 a 27 de outubro com programação totalmente gratuita, estão abertas até o próximo sábado (12). Durante três dias serão realizados seminários, oficina e apresentações de espetáculos de dança.

O projeto está sendo desenvolvido com o financiamento do Fundo Municipal de Investimento Cultural (FMIC) 2018, da Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e (Sectur).

“Pela distância dos grandes centros de efervescência artística na área da dança, vimos que muitas vezes os profissionais locais não têm acesso a cursos de aperfeiçoamento profissional, oficinas e seminários, entre outras possibilidades. Para nós o incentivo do FMIC ao ´Dancidades´ é muito importante pois fomenta a capacitação dos profissionais da dança em MS e incentiva o acesso da população à cultura”, ressalta Roberta Siqueira, produtora da Arado Cultural.

Com o olhar sobre os temas ´metodologia do ensino da dança´, ´dramaturgia e modos de criação em dança´ e ´gestão e sustentabilidade´ a proposta do Dancidades é fomentar a capacitação, o aperfeiçoamento e aprimoramento profissional de bailarinos, coreógrafos e arte educadores, que cada vez mais se lançam no mercado de trabalho; como intérpretes criadores (em grupos, companhias ou em atividades de ensino de dança em academias, projetos sociais e escolas), como produtores culturais ou como gestores públicos. Ao mesmo tempo, o projeto busca incentivar a apreciação e difusão da dança, por meio de apresentações de espetáculos para o grande público.

A 1a etapa da 4a edição aconteceu em setembro deste ano e reuniu cerca de 300 pessoas nas atividades. Nas três primeiras edições (2013, 2014 e 2017) o projeto contou com o aporte financeiro da Funarte, por meio do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna, do Fundo de Investimentos Culturais de MS (FIC) e do Rumos Itaú Cultural, respectivamente. Nessas edições estiveram presentes profissionais e pesquisadores renomados, de diferentes regiões do Brasil, que puderam aprofundar questões basilares para a dança na capital e em MS.

Curso e seminários

´Dancidades - Dança e Cidadania´ abre inscrições gratuitas para oficina e seminários
(Divulgação, Vaca Azul)

Nos dias 25 (das 14h às 20 horas, na Sala de Música do Sesc Cultura) e 26 (das 8h às 14 horas, na Luminis Escola de Dança), será realizado o ´Curso de Dramaturgia em Dança´, com Jorge Alencar (BA). O fazer dramatúrgico na dança como tecelão das singularidades de cada obra, como operador de pensamentos, sentidos e matérias. Da sala de ensaio ao espaço cênico e outras plataformas.

Dramaturgia como textura, tessitura, cartografia e catalização capaz de ir além do enquadramento textual. Dramaturgia que se formula no quando da criação artística, permitindo à própria obra encontrar os meandros das questões que deseja dar corpo e compor. De que jeito começamos? Por onde vamos? Não saber, fazer, errar, descobrir os “comos” de cada investida em dança.

Por meio de conversas, leituras de texto, levantamento de referências, estudos de caso e experimentações compositivas, serão questionadas as perspectivas diversas da prática dramatúrgica no Brasil e em outros contextos. São 45 vagas gratuitas e o curso é voltado para coreógrafos, diretores, bailarinos, estudantes de dança, artistas e pesquisadores do tema.

A programação de aprimoramento profissional do ´Dancidades – Dança e Cidadania´ será complementada com dois seminários. No sábado (26), das 15h às 19 horas, será realizado o ´Seminário de gestão e sustentabilidade de iniciativas artísticas: como a política pública contribui para a sustentabilidade dos artistas da cena´, na Sala de Música do Sesc Cultura.

Como palestrantes estarão Soraya Portela (PI), Andreia Simone (MS) e Belchior Cabral (MS) e, como mediador, Marcos Mattos (MS). Já no domingo (27), das 9h às 13 horas, acontece o ´Seminário de gestão e sustentabilidade de iniciativas artísticas: artista empreendedor?´, na Casa de Ensaio. Este segundo evento contará com os palestrantes Jorge Alencar (BA), Jamilton Mello (MT) e Laila Pulchério (MS) e, a mediação de Soraya Portela (PI).

As inscrições para o curso e para os seminários são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 12 de outubro AQUI. A seleção dos participantes será feita por ordem de inscrição e os certificados serão entregues para aqueles que tiverem 100% de presença nas atividades.

Apresentações

Na sexta-feira (25), às 20h30, o grupo Diamond Crew (MT) apresenta o espetáculo ´Esses Pessoa´. E no sábado (26), às 20 horas, a Dimenti Produções Culturais (BA) apresenta o espetáculo ´Tombé´. As apresentações são gratuitas e acontecem no ATRIO Sesc Cultura.

Serviço

a segunda etapa da 4a edição do ´Dancidades – Dança e Cidadania´ acontece de 25 a 27 de outubro em Campo Grande-MS. Mais informações pelas fanpages da Dancidades e do Arado Cultural, pelo telefone (67) 99287-6433 ou pelo e-mail [email protected]

Programação

25 de outubro

Atividade: Curso de Dramaturgia em Dança.
Horário: das 14h às 20h.
Local: Sala de Música do SESC Cultura.
Atividade: Apresentação do espetáculo ´Esses Pessoa´ com Diamond Crew (MT).
Horário: 20h30.
Local: ATRIO SESC Cultura.

26 de outubro

Atividade: Curso de Dramaturgia em Dança.
Horário: das 8h às 14 horas.
Local: Luminis Escola de Dança.
Atividade: ´Seminário de gestão e sustentabilidade de iniciativas artísticas: como a política pública contribui para a sustentabilidade dos artistas da cena´.
Horário: das 15h às 19 horas.
Local: Sala de Música do SESC Cultura.
Atividade: Apresentação do espetáculo ´Tombé´ com Dimenti Produções Culturais (BA).
Horário: 20 horas.
Local: ATRIO SESC Cultura.

27 de outubro

Atividade: ´Seminário de gestão e sustentabilidade de iniciativas artísticas: artista empreendedor?´
Horário: das 9h às 13 horas.
Local: Casa de Ensaio.