Pular para o conteúdo
Música

Movimento Concerto promove apresentações de Camerata e Orquestra Juvenil no Glauce Rocha

Com regência de Marcelo Fernandes, a Orquestra Juvenil da Fundação Ueze Zahran, do premiado violinista Heitor Lotti e Camerata Madeiras Dedilhadas
Arquivo -

O Movimento Concerto da promoverá uma apresentação na segunda-feira, 18 de junho, a partir das 19h30 no Teatro Glauce Rocha. A mostra é gratuita e aberta a toda a comunidade. Com regência do professor Marcelo Fernandes e participação da Orquestra Juvenil da Fundação Ueze Zahran e do premiado violinista Heitor Lotti, serão apresentadas pela Camerata Madeiras Dedilhadas obras barrocas e clássicas de Bach, Mozart e Paganini, em versões exclusivas.

Dentre as músicas que compõem o programa estão a Chaconne em ré menor para violino solo, de Bach, considerada uma das obras mais difíceis de se tocar no instrumento; o Concerto de Brandenburgo nº3 para orquestra de cordas, em uma transcrição especial para a Camerata Madeiras Dedilhadas, feita pelos professores Rafael Salgado e Marcelo Fernandes; e a Sinfonia nº12 de Mozart, uma obra de juventude do compositor alemão, transbordante de alegria e otimismo, cuja transcrição é resultado de um trabalho de conclusão de curso do licenciado em Música pela UFMS Lucas Rocelli.

A Camerata Madeiras Dedilhadas da UFMS é um conjunto instrumental que combina o violão aos instrumentos de sopro tradicionalmente feitos de madeiras, como o clarinete, a flauta e o fagote, resultando em uma orquestra rica em timbres e efeitos.

Seu projeto de repertório conta exclusivamente com transcrições de compositores eruditos e obras ou arranjos dedicados ao conjunto, já que não há outra camerata conhecida com a mesma formação instrumental.

Os integrantes da Camerata são, em sua maioria, egressos e formandos do Curso de Música da UFMS, que têm se destacado artisticamente e que individualmente têm carreira como solistas. Já a coordenação e direção artística do grupo está a cargo dos professores Marcelo Fernandes, Rafael Salgado e Pieter Rahmeier.

A Orquestra Infanto-Juvenil da Fundação Ueze Zahran consiste no resultado artístico de um trabalho social e educacional empreendido pela Fundação. O conjunto, sob regência do Maestro Eduardo Martinelli e coordenação do professor Jardel Vinicius Tartari, tem intensa atividade na vida cultural da cidade e impressiona pelo resultado artístico e humano que tem alcançado.

Serviço

As apresentações acontecerão no dia 18 no Teatro Glauce Rocha, na Cidade Universitária da UFMS, localizada na Av. Costa e Silva, s/n. O evento começa às 19h30 e é gratuito.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Poste vira ‘achados e perdidos’ de placas veiculares após chuva no Tiradentes

PRD cancela filiação de Fernando Collor após prisão em Alagoas

Moradores do Jardim Aquarius enfrentam caos para sair de casa: ‘parece porco vivendo na lama’

nova lima alerta

VÍDEO: Com ruas alagadas, moradores do Nova Lima recebem alerta sobre chuvas intensas

Notícias mais lidas agora

Juiz ouve testemunhas em ação que pede fim de contrato de R$ 59 milhões com o SIGO em MS

Em um dia, Campo Grande registrou volume de chuva esperado para todo mês de abril

Debilitada: Onça está com problemas renais e intestinais após devorar caseiro no Pantanal

Com presença de réu, primeira audiência sobre feminicídio de Vanessa Ricarte acontece em Campo Grande

Últimas Notícias

Política

Em comitiva com Lula, Dagoberto se despede do Papa: “momento de fé e respeito entre as nações”

Presente na Itália para o enterro do Papa Francisco, o deputado federal Dagoberto Nogueira (PSDB) disse que foi “uma despedida histórica, um momento de fé e respeito entre as nações”. O parlamentar e a senadora por Mato Grosso do Sul, Soraya Thronicke (Podemos), integram a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no … Continued

Le Blog Maria Antonia

Tapete vermelho agita Nova York no Time 100 Gala 2025

Nesta quinta-feira(24), alguns famosos marcaram presença no Time 100 Gala 2025 , evento que homenageia as pessoas mais influentes do ano segundo a revista TIME.

Cotidiano

Campo Grande irá decretar situação de emergência após temporal

Informação foi compartilhada pelo presidente da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, parlamentar Papy (PSDB)

Mundo

Caixão de papa Francisco é fechado e velório termina no Vaticano

Funeral acontecerá no sábado, 26