O Movimento Concerto da UFMS promoverá uma apresentação na segunda-feira, 18 de junho, a partir das 19h30 no Teatro Glauce Rocha. A mostra é gratuita e aberta a toda a comunidade. Com regência do professor Marcelo Fernandes e participação da Orquestra Juvenil da Fundação Ueze Zahran e do premiado violinista Heitor Lotti, serão apresentadas pela Camerata Madeiras Dedilhadas obras barrocas e clássicas de Bach, Mozart e Paganini, em versões exclusivas.
Dentre as músicas que compõem o programa estão a Chaconne em ré menor para violino solo, de Bach, considerada uma das obras mais difíceis de se tocar no instrumento; o Concerto de Brandenburgo nº3 para orquestra de cordas, em uma transcrição especial para a Camerata Madeiras Dedilhadas, feita pelos professores Rafael Salgado e Marcelo Fernandes; e a Sinfonia nº12 de Mozart, uma obra de juventude do compositor alemão, transbordante de alegria e otimismo, cuja transcrição é resultado de um trabalho de conclusão de curso do licenciado em Música pela UFMS Lucas Rocelli.
A Camerata Madeiras Dedilhadas da UFMS é um conjunto instrumental que combina o violão aos instrumentos de sopro tradicionalmente feitos de madeiras, como o clarinete, a flauta e o fagote, resultando em uma orquestra rica em timbres e efeitos.
Seu projeto de repertório conta exclusivamente com transcrições de compositores eruditos e obras ou arranjos dedicados ao conjunto, já que não há outra camerata conhecida com a mesma formação instrumental.
Os integrantes da Camerata são, em sua maioria, egressos e formandos do Curso de Música da UFMS, que têm se destacado artisticamente e que individualmente têm carreira como solistas. Já a coordenação e direção artística do grupo está a cargo dos professores Marcelo Fernandes, Rafael Salgado e Pieter Rahmeier.
A Orquestra Infanto-Juvenil da Fundação Ueze Zahran consiste no resultado artístico de um trabalho social e educacional empreendido pela Fundação. O conjunto, sob regência do Maestro Eduardo Martinelli e coordenação do professor Jardel Vinicius Tartari, tem intensa atividade na vida cultural da cidade e impressiona pelo resultado artístico e humano que tem alcançado.
Serviço
As apresentações acontecerão no dia 18 no Teatro Glauce Rocha, na Cidade Universitária da UFMS, localizada na Av. Costa e Silva, s/n. O evento começa às 19h30 e é gratuito.