Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso ter ouvido apurado ou gosto refinado para apreciar o jazz. E tem uma noite dedicada a este gênero musical às terças-feiras no Genuíno Bar, com a El Trio.

Adriel Santos, baterista da banda, conta que a El Trio foi formada há 2 anos com o propósito diversificar a cultura campo-grandense. “Queríamos criar em Campo Grande uma noite fixa de jazz, mas tocamos o padrão novaiorquino. A gente pesquisa e estuda bastante e reproduz algo muito parecido com que rola nas casas de jazz de Nova Iorque”, explica o músico.

A versão nova iorquina é underground, com menos requintes, como é tocado nas ruas, ou, como explica Adriel, “sem compromisso de ser elegante”. O jazz da El Trio é instrumental e inspirado em Miles Davis, John Coltrane, Thelonious Monk, Charlie Parker e Horace Silver.

Desde que a El Trio iniciou a trajetória de contribuir com o cenário musical de Campo Grande, os músicos perceberam que o jazz tem seu público, já que o gênero musical é teoricamente famoso. “Nos dois anos percebemos várias mudanças de público. No começo tinha muitos curiosos e foi mudando. A casa tem um público específico que curte jazz, mas é pequeno porque muita gente não sabe que tem a noite tradicional de jazz padrão Nova Iorque”.

Sobre a El Trio

Rigor na tradição e imprevisibilidade nos improvisos são as características da El Trio, que é composta por Adriel Santos, Gabriel de Andrade e Gabriel Basso. O trio cria uma ambiente sonoro para grandes voos musicais a partir da formação clássica bateria-guitarra-baixo.

Adriel Santos é o baterista que já acompanhou artistas como Fat Family, Sandra de Sá, Zeca Baleiro, Jorge Aragão, Gabriel Sater, Gilson Espíndola, Jerry Espíndola, Geraldo Espíndola e Guilherme Rondon, além do internacional Lucenzo. Participou de O Bando do Velho Jack e foi integrante do grupo Aldeia Black (2005/2012). Natural de Londrina, Adriel é também engenheiro de áudio, filmmaker e fotógrafo.

A guitarra fica com Gabriel de Andrade que participou do Jazzmonde e, em 2015, formou a banda Urbem com os músicos Gabriel Basso, Sandro Moreno e Bianca Bacha. O grupo venceu o festival Samsung de música instrumental e gravaram um single com a produção do arranjador Ruria Duprat. Em 2016, foi à Europa com a Urbem para a participar de um festival de jazz e gravaram um CD no estúdio Tubestudio, que será lançado pela gravadora “Odradek Records”. Gabriel gravou o CD “Pássaro do Pântano” de Geraldo Espíndola e também acompanha músicos da cena pop regional, como Pedro Espindola, Chicão Castro, Gilson Espindola, Sofia Basso e Lilian Maira.

Completando,  Gabriel Basso é o baixista, além de ser compositor e professor de baixo elétrico e acústico. O músico já acompanhou diversos artistas ao longo de sua carreira iniciada em 2002. Gravou discos de artistas como Geraldo Espíndola (PÁSSARO DO PÂNTANO), o norte-americano Breezy Rodio (Chicago/EUA), Marcos Assunção (Eu a Viola e Eles), Gianni Torres, Bianca Bacha e Simão Gandhy. É integrante da banda Urbem.

Serviço
Terças de Jazz
Genuíno Bar
Rua Aporé, 97 – Bairro Amambai
Às terças, das 20h30 às 23h30
Entrada: R$ 10,00


Fale MAIS!

O que você gostaria de ver no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelos telefones 67 99965-7898/3312-7422.

Siga a gente no Instagram: @midia_mais_