Pular para o conteúdo
Famosos

Pessoas com deficiência relatam falta de acesso ao show de Lady Gaga

Áreas reservadas ao grupo foram invadidas, conforme relatos
Agência Brasil -
lady gaga
Show da Lady Gaga no RJ (Tomaz Silva, Jornal Midiamax)

Pessoas com deficiência têm relatado problemas para acessar a área reservada para assistir ao de Lady Gaga, neste sábado (3) na Praia de Copacabana, no .

O evento, realizado em espaço aberto, deve reunir público de cerca de 1,6 milhão de pessoas. Segundo relatos publicados hoje (3) em redes sociais, a área reservada da praia foi invadida durante a manhã e a estrutura teria cedido.

Para o show, foi montado um palco e instaladas 16 torres com telões de 9 metros de altura por 5 metros de largura, permitindo que o público acompanhe a apresentação à distância.

A jornalista Jessica Paula disse à Agência Brasil que o tumulto teve início por volta das 9h, antes da abertura dos portões. Paraplégica, ela relatou que pessoas sem deficiência invadiram o espaço reservado.

“A cena expôs falhas graves de planejamento e segurança, já que o espaço não contava com rota exclusiva de acesso nem controle efetivo de entrada”, disse.

Segundo a jornalista, a estrutura voltada às pessoas com deficiência foi improvisada, realizada às pressas na semana que antecedeu o evento. De acordo com Jessica Paula, foram reservadas duas áreas, com capacidade total para 160 pessoas cada (sendo 40 pessoas com deficiência e 40 acompanhantes) .

A jornalista contou ainda que uma das áreas oferece apenas visão do telão, sem visibilidade do palco, o que descumpre a legislação brasileira de inclusão. “Além disso, não há rota de acesso, nem informação ou sinalização — o que compromete a segurança”, criticou.

Outro relato é da artista Gio Gobo, PCD que está no espectro autista. Ela contou que cadeirantes que estavam na fila não conseguiram entrar na área reservada.

“Na área PCD está um caos, invadiram pessoas sem laudo, subiu e ainda ficaram zombando dos PCDs que estavam do lado de fora”, disse a artista.

O Ministério Público do já havia emitido, na última semana, recomendação à prefeitura, à produtora Bonus Track, responsável pelo evento, para que garantissem medidas de .

“Após pressão do Ministério Público, da OAB e da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, foi prometida uma terceira área PCD, que deveria ser instalada na noite da sexta-feira”, afirmou Jessica. “Até o fim da tarde dessa sexta-feira, técnicos da secretaria ainda solicitavam que a organização colocasse ao menos uma bandeira para identificar o espaço”.

Segundo o MPRJ, a recomendação foi motivada por informações que indicam a ausência de condições adequadas para garantir o acesso pleno de pessoas com deficiência ao evento. Os espaços estavam sem rotas acessíveis, sinalização adequada ou recursos de tecnologia assistiva, como audiodescrição e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras).

De acordo com a Riotur, são disponibilizados dois espaços, um para 70 pessoas no setor A e outro para 80 pessoas no setor B. A ocupação seria por ordem de chegada.

A reportagem tenta contato com a produtora e a prefeitura do Rio. O espaço está aberto para manifestações.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
sergio aguiar jornalista record

Record demite jornalista por ser ‘sofisticado demais’

Homem não comparece para colocar tornozeleira elétrica e tem prisão preventiva decretada

VÍDEO: homem suspeito de furtar mais de 20 casas de luxo é preso em Dourados

vagas

Com salário de R$ 10,5 mil, inscrições para fiscal biomédico continuam abertas

Notícias mais lidas agora

Mãe é morta após tiro acidental disparado por filho de 2 anos em MS

nasa park

Após negar recurso, Justiça tenta ‘conciliar’ Nasa Park e família vítima do rompimento da barragem

ipva

Isenção do IPVA: compare os descontos aplicados em MS e nos demais estados do país

ministério

Governo abre vaga na área de educação na Capital e interior de MS

Últimas Notícias

Esportes

Alan Kardec marca no fim e Athletico-PR vence o Remo de virada na Série B do Brasileiro

Agora, com 17 pontos, o Athletico dá sinais de que pode melhorar na competição

MidiaMAIS

Dois filhotes de onça são avistados na área onde Jorginho foi atacado

Irmãozinhos? Guia passava pela região do Touro Morto quando encontrou os animais

Brasil

Confirmado primeiro caso de gripe aviária do ano no Estado de São Paulo

Caso positivo de São Paulo foi confirmado pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA-SP)

Brasil

Marcha da Maconha reúne público a favor da legalização da cannabis em São Paulo

Movimento foca em liberdade, direito e reparação