Morreu na madrugada deste domingo, 15, o sambista Ubirajara Félix do Nascimento, de 88 anos, mais conhecido como Bira Presidente. Ele foi fundador do bloco Cacique de Ramos e um dos criadores do grupo Fundo de Quintal.
Uma das maiores lendas do samba, Bira Presidente faleceu às 23h55 deste sábado, 14, no Hospital da Unimed Ferj, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, aos 88 anos. Segundo o Cacique de Ramos e o Fundo de Quintal, ele lutava contra um câncer de próstata e tinha Alzheimer.
“Bira construiu uma trajetória marcada pela firmeza, pela ética e pela contribuição inestimável ao samba e à cultura popular brasileira”, publicaram em nota conjunta os dois grupos de samba criados por ele.
“Sua atuação no Cacique de Ramos moldou o bloco e o samba, o Doce Refúgio se tornou um espaço de referência cultural. No Fundo de Quintal, foi o ponto de partida de uma linguagem que redefiniu a roda de samba e inspirou gerações.”
Bira Presidente deixa as filhas Karla Marcelly e Christian Kelly, os netos Yan e Brian, e a bisneta Lua. Data e local de velório e sepultamento ainda não foram informados pela família.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
***