Pular para o conteúdo
Famosos

Morre aos 89 anos Dom Geraldo Majella, arcebispo emérito de Salvador

Ele foi nomeado pelo Papa João Paulo II como Arcebispo Metropolitano de São Salvador da Bahia em janeiro de 1999
Agência Estado -
Compartilhar
Arcebispo (Foto: Arquivo arquidiocese de São Salvador (BA)

A Arquidiocese de Salvador, na Bahia, anunciou na manhã deste sábado, 26, a morte do seu arcebispo emérito, Dom Geraldo Majella Agnelo.

Nomeado pelo Papa João Paulo II como Arcebispo Metropolitano de São Salvador da Bahia em janeiro de 1999, Dom Geraldo participou ativamente do processo de beatificação da freira baiana Irmã Dulce, em 2011. O Arcebispo foi escolhido para escrever a oração da primeira santa nascida no Brasil, agora conhecida como Santa Dulce dos Pobres.

No mesmo ano, Dom Geraldo teve o pedido de renúncia aceito pelo Papa Bento XVI, assumindo então a posição que ocupou até sua morte. Além disso, ele ocupou posições como membro da Pontifícia Comissão dos Bens Culturais da Igreja e foi eleito presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em 2003.

Apesar de nascido em Juiz de Fora, em Minas Gerais, em 19 de outubro de 1933, Dom Geraldo escolheu morar em Londrina, no Paraná, em 2014, onde será sepultado, seguindo seu desejo manifestado em carta registrada em cartório.

Em comunicado divulgado pela cúria paranaense, a saúde de Dom Geraldo se agravou em dezembro de 2022 após sofrer um Acidente Vascular Cerebral. Ele estava recebendo cuidados em casa e teve uma piora nos últimos dias.

A Arquidiocese informou que, ainda neste sábado, divulgará informações sobre os rituais de despedida e o local de sepultamento.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados