Gilberto Gil assume cadeira na Academia Brasileira de Letras

Gilberto Gil tomou posse como novo ocupante da cadeira 20 da ABL (Academia Brasileira de Letras) sucedendo ao jornalista e advogado Murilo Melo Filho
| 10/04/2022
- 10:59
Gilberto Gil assume cadeira na Academia Brasileira de Letras
Foto: Reprodução

Com carreira na música e como ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil tomou posse como titular da cadeira 20 da ABL (Academia Brasileira de Letras) sucedendo ao jornalista e advogado Murilo Melo Filho, na última sexta-feira (9). Gil foi recepcionado na academia pelo acadêmico Antonio Carlos Secchin.

Segundo informações do jornal Correio do Cidadão e da Agência Brasil, em seu discurso de posse explica que entrar na ABL é uma conquista especial por se tratar de uma instância maior que consagra e legitima a atividade de um escritor no país.

Ainda em seu discurso, Gil também comenta que já obteve muitas alegrias e êxitos ao longo da vida, mas também muitas tristezas e a mais dolorosa foi a perda de seu filho Pedro Gil, no entanto, reitera que não desanima e é preciso resistir sempre. "Apesar dos tempos politicamente sombrios que vivemos aposto na esperança contra a treva física e moral. Que haja ao menos a chama de uma vela até chegarmos a toda a luz do luar".

Eleição

Gilberto Gil foi eleito com 21 votos no dia 4 de novembro de 2021 e pretende aproximar a Academia da música e da cultura popular brasileira.

Gil também já foi Embaixador da Boa Vontade da ONU (Organização das Nações Unidas e nomeado Artista da Paz pela agência da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Além disso, o cantor e compositor também já assinou quatro obras literárias: "O poético e o político e outros escritores", de 1988 com Antonio Risério, "Gilberto bem perto", do ano de 2013 com Regina Zappa, "Cultura pela palavra", de 2013 com Juca Ferreira e "Disposições amoráveis", do ano de 2016 com Ana de Oliveira.

Veja também

Segundo imprensa espanhola, jogador usa toxina butolínica para aumentar o tamanho do seu órgão sexual

Últimas notícias