MidiaMAIS / Famosos

No vermelho, Império faz feio e tem cena de sadismo cortada na Globo

Poupar o público tem sido um lema da emissora

João Ramos Publicado em 21/04/2021, às 15h57

Vilã Cora rindo na novela das nove
Vilã Cora rindo na novela das nove - (TV Globo)

Quando um folhetim acumula muitos números vermelhos, negativos, abaixo da meta na tabela de audiência, o público noveleiro usa a gíria "menstruada" para se referir ao pífio desempenho da obra.

Isso está acontecendo com "Império", a nova reprise do horário nobre da Globo que reestreou no dia 12. A primeira semana da trama registrou péssimos índices de audiência para a faixa.

Tendo a meta de 30 pontos, a novela fechou os 6 capítulos iniciais com média de 28.5 e números vermelhos demais para uma semana só.

Recorde negativo atrás de recorde negativo

Dos seis dias, apenas 2 não ficaram no vermelho. É como se a novela tivesse sangrado, na linguagem dos internautas. Os piores índices foram alcançados segunda, quarta, sexta e sábado, marcando 29, 28, 27 e 24 pontos, respectivamente.

A média semanal de 28.5 pontos é igual a de "A Força do Querer". Entretanto, das reprises da faixa das 21h na pandemia, "Império" foi a única que já estreou abaixo da meta.

Sadismo proibido

É... a Globo tem evitado algumas cenas que podem causar certo choque nos telespectadores, que se encontram em vulnerabilidade emocional devido a pandemia.

Por precaução, sequências fortes de drama, sofrimento, sadismo e emoções afins têm sido limiadas dos folhetins. No caso de "Império", uma cena emblemática e importante foi cortada pela emissora.

Trata-se do momento em que a vilã Cora ria de sua irmã enquanto ela morria. Sadismo puro. A cena em que a megera faz escândalo em cima do caixão de Eliane também foi suprimida por ser considerada muito forte.

Poupar o público tem sido um lema. Em "Salve-se Quem Puder", trechos em que os personagens aparecem no transporte coletivo cheio de gente e cenas com maior aglomeração também estão sendo excluídas. Tudo que pode causar estranheza, desconforto e choque no telespectador tem sido retirado.

Veja abaixo os pesados momentos cortados de "Império":

Jornal Midiamax