O Ministério da Justiça está mesmo de olho grudado na programação do SBT. Após marcação cerrada com as telenovelas exibidas pelo canal, o alvo da vez foi o “Programa Silvio Santos”, carro-chefe dos domingos na emissora.

A atração teve sua classificação indicativa alterada pelo órgão, que avaliou o programa como impróprio para menores de 12 anos. Até então, a faixa etária era “não recomendado para menores de 10 anos”.

De acordo com informações divulgadas pela colunista Patrícia Kogut, do Jornal O Globo, foram constatadas tendências de maior relevância como ato violento, agressão verbal, estigma/preconceito, linguagem chula, linguagem de conteúdo sexual, entre outras.

Em sua decisão, o ministério informou que o próprio SBT pediu a readequação do “Programa Silvio Santos” após a emissora ser notificada pelo conteúdo mencionado acima.

A decisão do MJ ainda recomenda a exibição a partir das 20 horas, embora o Supremo Tribunal Federal tenha derrubado as restrições horárias de acordo com a classificação em 2016 — o que, na prática, não altera em nada a programação e não faz nenhuma diferença para o programa.