O músico Fernando Barboza, também conhecido como Fernando Barba, do grupo musical Barbatuques, morreu na madrugada desta quinta-feira (4), aos 49 anos. A morte foi ocasionada por um suicídio e confirmada pela família do artista. A causa da morte ainda não foi confirmada.

“É com profundo pesar que nós, do grupo Barbatuques, informamos aos nossos fãs e amigos o falecimento do nosso fundador e eterno mestre Fernando Barboza”, informa uma nota publicada nas redes sociais do grupo paulistano.

O Barbatuques surgiu em 1995 e ganhou destaque por ser um grupo de percussão corporal –seus integrantes produzem canções através de sons como palmas, assobios, batidas, passos e estalos.

Segundo o portal Diário do , o grupo, que completou 25 anos em 2020, já realizou uma série de espetáculos dentro e fora do Brasil. Além de músicas de sucesso como “Baianá”, os também são responsáveis por trilhas sonoras de filmes como “Rio 2”, “Tropa de Elite”, “O Menino e o Mundo” e “Trash – A Esperança Vem do Lixo”.

Em abril de 2017, Barba enfrentou um tumor no cérebro e desenvolveu sequelas de sua neurocirurgia, o que comprometeu parte de suas atividades artísticas no grupo. Dois anos depois, ele e a irmã, Renata Ferraz Torres, lançaram o livro “A Vida Começava Lá: Uma História de Repercussão Corporal”, que narra a vida do músico, a criação do Barbatuques e técnicas da corporal.