MidiaMAIS / Famosos

Caso Alec Baldwin: tragédias em sets de Hollywood são mais comuns do que se imagina

Trágicos acidentes já aconteceram várias vezes em sets de filmagem. Recentemente, Alec Baldwin foi surpreendido pela catástrofe

Nathália Rabelo Publicado em 22/10/2021, às 13h15

Brandon Lee morreu em gravação de filme 'O Corvo'
Brandon Lee morreu em gravação de filme 'O Corvo' - Foto: Reprodução

O nome de Alec Baldwin não para de sair nas mídias desde a tragédia que aconteceu na quinta-feira (21), quando ele disparou uma arma de fogo, acidentalmente, e matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins durante filmagens do filme “Rust”.

A tragédia assustou fãs e admiradores do mundo inteiro. No entanto, não é a primeira vez que mortes acidentais marcam a indústria de entretenimento. Confira abaixo as principais tragédias que rondam o cinema.

Brandon Lee

Um dos casos mais conhecidos aconteceu no set de O Corvo (1994), quando Brandon Lee, filho do astro de artes marciais Bruce Lee, foi alvejado por balas de verdade. A produção do longa não removeu munições reais do cano do revólver e o ator morreu durante uma cena de tiroteio.

Jon Erik Hexmum

Em 1984, o ator Jon-Erik Hexum morreu ao dar um tiro acidental na própria cabeça durante as gravações da série Cover Up. A arma estava munida de festim.

Art Scholl

Piloto de aviões, Scholl era dublê nos sets de Top Gun, filme de 1986. Em uma das cenas, ele deveria fazer a aeronave girar em direção ao mar e arremeter antes de cair na água. O avião, no entanto, acabou não subindo e atingiu o mar. Com o forte impacto, o corpo do ator e a aeronave não puderam ser resgatados.

Conway Wickliffe

Produtor integrante da equipe de efeitos especiais de Batman - O Cavaleiro das Trevas, Wickliffe estava no banco traseiro de um carro que colidiu contra uma árvore. O acidente ocorreu na Inglaterra, em 2008.

David Richie

O produtor estava organizando detalhes de um dos cenários de Jumper, em 2008, quando um grande bloco de areia, terra e gelo escorregou em direção à equipe técnica do filme. Além de Richie morrer na hora, outras duas pessoas ficaram feridas. 

John Benecker

Nos sets do seriado The Walking Dead, em 2017, o dublê caiu de um prédio de nove metros de altura em um chão de concreto. Ao ser levado ao hospital, apresentou uma breve melhora, mas acabou falecendo dias depois.

Kun Lieu

O dublê de Os Mercenários 2, de 2012, morreu na hora durante uma explosão nos sets do filme, na Bulgária. Outro dublê ficou gravemente ferido no acidente.

Joi 'SJ' Harris

Era a primeira cena do primeiro filme da atriz, que estava a bordo de uma moto nos sets de Deadpool 2. No acidente, em agosto de 2017, o veículo acelerou no momento em que deveria frear e Joi acabou colidindo com uma janela de vidro.  

Roy Kinnear

Em 1989, o ator inglês cavalgava nos sets, em Toledo (Espanha), de A Volta dos Mosqueteiros, mas o animal escorregou no piso molhado, causando a queda do artista. Levado ao hospital às pressas em Madri, na capital, Kinnear acabou sofrendo um infarto e morreu.  

Vic Morrow

Durante as filmagens realizadas em 1982, o ator morreu decapitado durante as filmagens de No Limite da Realidade — ou The Twilight Zone (1983), no título em inglês. Outros dois atores mirins, de 6 e 7 anos, também ficaram feridos no acidente, que envolveu um helicóptero. A tragédia matou três pessoas: Vic Morrow e os intérpretes mirins Myca Dinh e Renee Shin-Yi Chen. Seis integrantes da produção ficaram feridos.

Os três atores em cena tentavam fugir de uma aldeia a bordo da pequena aeronave, mas ela perdeu o controle e acabou caindo.

Um dos diretores do longa, John Landis (Um Príncipe em Nova York) violou leis trabalhistas ao colocar crianças em risco sem permissão das autoridades da Califórnia.

O caso se desenrolou na Justiça durante anos e provocou mudanças drásticas nos protocolos de segurança em Hollywood. Coprodutor do longa, Steven Spielberg rompeu relações com Landis por causa da tragédia.

Jornal Midiamax