A terça-feira (13) foi quente e teve a formação da quinta Roça desta temporada de A 12. O jogo já começou com uma reviravolta que pegou os peões de surpresa. Com o poder da chama verde, Lucas Selfie pôde trocar os quatro peões da baia por quatro da sede. Neste caso, saíram de lá, antes da votação, , Juliano, Stéfani e Tays, e foram para os seus lugares Biel, Mariano, Mateus e Victória.

A Prova de Fogo, que teve o Lipe como vencedor, soube antes de começar a votação quais poderes haviam disponível para ti no Lampião do Poder. O peão escolheu ficar com o Poder da Chama Vermelha e, assim, conseguiu ficar imune nessa votação junto ao Lucas.

A Fazendeira indicou a Tays se baseando nas atitudes da baiana enquanto estiveram juntas na baia na última semana, além de indiretas do jogo da discórdia do fim de semana. Já os participantes da sede votaram 4 vezes em Carol Narizinho e Juliano, que coincidentemente tinha o último voto de desempate e mandou a ex-panicat para o segundo banco da roça. A modelo chamou Biel da baia para formar o trio.

Na dinâmica do Resta Um, começada por Biel, os peões, incluindo os da nova baia, foram se salvando até restarem Lidi, Lipe e o casal do Centro-oeste Mariano e Jakelyne. Lidi salvou Lipe da berlinda, que por sua vez tirou a Miss Brasil da roça e o campo-grandense Mariano foi o escolhido para ocupar a última vaga da eliminação.

Contudo, os peões Carol, Mariano e Tays vão disputar a Prova do Fazendeiro na noite desta quarta-feira (14) para escapar de uma possível eliminação na quinta-feira (15). Mariano decidiu vetar Biel na dinâmica afirmando que assim teria mais chances de se tornar fazendeiro. Caso aconteça, será uma das primeiras vezes que o cantor campo-grandense irá se posicionar ativamente no jogo e fugir do script do casal perfeito.