Doris Mary Ann von Kappelhoff, conhecida como Doris Day, faleceu na manhã desta segunda-feira (13) aos 97 anos. A informação foi dada por sua fundação de proteção aos animais homônima em um comunicado oficial enviado à mídia americana. A atriz faleceu em sua residência na Califórnia, cercada por amigos e parentes.

“Ela estava com saúde física excelente para sua idade, até recentemente contrair um caso sério de pneumonia”, disse a fundação, que se prestava a uma das paixões de Day, ajudar na causa dos animais.

Estrela de Hollywood, Doris Day morre aos 97 anos

No cinema, seu primeiro sucesso foi em Romance em Alto-Mar de 1948, seguido por uma série de filmes financeiramente bem sucedidos, incluindo musicais, comédias e dramas. Day desempenhou o papel principal em Ardida como pimenta (1953) e estrelou O Homem Que Sabia Demais (1956) de Alfred Hitchcock com James Stewart.

Seus filmes mais conhecidos são as comédias Confidências à Meia-Noite (1959) e Eu, Ela e a Outra (1963), respectivamente. Depois de 1968, ela passou a estrelar na comédia da CBS The Doris Day Show (1968-73).

Entre seus prêmios, Day recebeu o Grammy Lifetime Achievement Award e um Legend Award da Society of Singers. Em 1960, foi nomeada para o Oscar de Melhor Atriz, e, em 1989, recebeu o Prêmio Cecil B. DeMille por sua contribuição ao mundo do entretenimento.

Em 2004, foi premiada com a Medalha Presidencial da Liberdade pelo Presidente George W. Bush, seguida em 2011 pelo Achievement Award da Los Angeles Film Critics Association.