A premiação de mais importante do Reino Unido, o Brit Awards, está estudando uma nova forma de separar suas categorias, com a possibilidade de abandonar a divisão por gênero.

O jornal The Sun considera que Sam Smith seja o motivo para a mudança. O cantor afirmou em suas que se identifica como pessoa não-binária, ou seja, que não se vê representado pelos gêneros masculino e feminino. Sam Smith já foi indicado 11 vezes no Brit Awards, todas em categorias masculinas, e coleciona três prêmios.

Alguns não consideram as medidas como justas, é o caso de Piers Morgan, jornalista do Good Morning Britain. Ele afirma que as mulheres seriam prejudicadas com a mudança. “O objetivo de se ter categorias dividas por gênero é para deixar justo e igualitário”, afirmou.

Segundo o The Sun, organizadores do evento afirmam a edição de 2020 segue com as normas já estabelecidas. O banimento das categorias de gênero, incluiriam artistas que se definem como não binários. “As mudanças estão sendo planejadas para o ano seguinte. Os organizadores consultarão as gravadoras e artistas”, informou.