, conhecida por interpretar A Diarista nas telinhas, venceu ação judicial que movia contra a TV Globo e voltou a fazer parte do quadro de funcionários da emissora e receberá salários referentes a 3 anos. Na última quarta-feira (19), a atriz apareceu em uma foto de Sônia Abrão nas redes sociais segurando novo crachá, que confirma sua readmissão depois de ser demitida após revelar sofrer de .

A atriz estava afastada desde 2013, quando a emissora carioca prometeu ceder mais meses no plano de saúde como agradecimento pelos anos trabalhados. Entretanto, a promessa não foi cumprida e Claudia teve que arcar com os gastos do tratamento e relatou discriminação.

Segundo entrevista cedida pela empresária de Claudia, Adriane Bonato, a atriz fez exames médicos admissionais e um check-up completo para provar à Globo que está em condições de trabalhar.

“Agora permanece tudo como se ela nunca tivesse sido mandada embora. Ela está há cinco anos se preparando para essa volta”, diz Adriane ao site Notícias da TV.

Altos e Baixos

A humorista chegou ao auge da carreira em 2004, quando ganhou uma série própria. Em A Diarista, interpretou a protagonista Marinete durante quatro temporadas.

Claudia sofre de esclerose múltipla desde 2000, e a doença se agravou ao longo dos anos. Os portadores têm lesões nos nervos, que provocam problemas como perda de visão, dificuldades de locomoção, coordenação motora, fala e dores no corpo.

Em 2007, Claudia teve um surto de esquecimento durante uma gravação de A Diarista, e no mesmo ano a série chegou ao fim. A atriz foi afastada da Globo pela primeira vez para se tratar e voltou em 2009, novamente como a Ofélia do Zorra Total.

Em 2013, Claudia teve outras complicações, como surtos de desequilíbrio e incapacidade de andar e falar . A atriz passou por sessões de fonoaudiologia, fisioterapia e fez um transplante de células-tronco em 2015, quando raspou a cabeça e chegou ao seu estado de saúde mais delicado.

De volta à ativa

Mas, em 2017, Claudia demonstrou ter se recuperado, apesar de conviver com sequelas de dicção e locomoção. O retorno em um programa de TV ainda não tem data, mas Claudia está feliz e empolgada com a reintegração à Globo, segunda a empresária Adriane Bonato.

“Ela está pronta para trabalhar. A pergunta que fazem a ela sempre é a mesma: “E aí, quando vai voltar?’. A resposta é que ela está à disposição, a Globo é quem sabe”, concluiu.