Senhor ‘Garrick Olivaras’

A ator John Hurt morreu nesta sexta-feira (27) aos 77 anos de idade, segundo da revista “The Reporter”. O britânico foi indicado ao Oscar de melhor atuação em “O homem elefante” (1980) e ficou conhecido recentemente por interpretar o senhor Garrick Olivaras em três filmes da série “Harry Potter”.

Hurt também recebeu outra indicação ao Oscar, como coadjuvante, por sua atuação em “O expresso da meia-noite” (1978). Ao longo de sua carreira de 60 anos, ele viveu papeis marcantes em grandes produções, como “Alien, o oitavo passageiro” (1979), “V de vingança” (2005) e “O espião que sabia demais” (2011). Um de seus trabalhos mais recentes foi em “Jackie” (2016), que conta a vida da ex-primeira dama americana, Jacqueline Kennedy.

Em 2015, Hurt divulgou que havia sido diagnosticado com no pâncreas.

Após ficar conhecido em “O homem que não vendeu sua alma” (1966), o britânico de Chesterfield recebeu sua primeira indicação ao prêmio da Academia ao viver Max, um prisioneiro inglês com vívio em heroína no filme “O expresso da meia-noite”, de Alan Parker.

Apenas dois anos depois, ele foi lembrado novamente pela maior premiação do cinema. Dessa vez, no papel principal. Em “O homem elefante”, de David Lynch, Hurt entregou o trabalho de sua carreira como John Merrick, um homem com diversas deformidades que é usado como atração de um show de horrores na Londres do século 19. Ele é resgatado pelo doutor Frederick Treves, interpretado por Anthony Hopkins, que descobre um homem inteligente e sensível por trás da estranheza do protagonista.