A gravação será reproduzida durante a festa pelo aniversário do Cordão, marcada para o dia 11 de dezembro, na Concha Acústica Família Espíndola, na Praça do Rádio. Originalmente, o frevo, de autoria do compositor Vinil Moraes, foi apresentado pelo Cordão Valu no Carnaval de 2015, porém nunca foi gravado profissionalmente.

A música estará à disposição nos canais do Spotify, do Cordão, e da Digital Arts, para que os foliões possam adicionar em suas bibliotecas, colocando a canção na lista de carnaval. Os admiradores do Cordão, podem também fazer vídeos no Tik Tok, marcando o Valu nas redes sociais.

Um toque

Os arranjos e a orquestração do Frevo do Cordão Valu, foram feitos pelo maestro Gilberto Cabral, pernambucano que, em 1988, se mudou para Natal, para integrar a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte. Na capital potiguar, ele também foi maestro da Sinfônica. E ainda, foi maestro de vários blocos, no Carnaval de Natal. Em Pernambuco, na década de 80, Cabral recebeu o prêmio de melhor músico do carnaval de Olinda, (ele toca trombone).

A gravação do Frevo do Cordão Valu, contou com as participações de brilhantes músicos, que trabalham com Cabral.

Bloco da cidade

Para o autor do frevo, Vinil Moraes, o Cordão Valu tem uma importância cultural para Campo Grande, imensa. De acordo com ele, foi graças a esse grupo carnavalesco, “que houve uma guinada na ocupação do centro da cidade e na ocupação das ruas de Campo Grande, durante o carnaval”.

Moraes lembra que o carnaval da Capital passava por um declínio acentuado, quando surgiu o Cordão Valu. “O surgimento do Cordão, foi o que provocou essa explosão toda que o carnaval de rua de Campo Grande, é até hoje. É o bloco da cidade!”, assinala o compositor.