Estão abertas as inscrições para a 13ª edição da Semana do Artesão, que em 2021 será feita totalmente em formato online. O evento, com  realização da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, acontecerá dos dias 19 a 26 de março com feiras de artesanato, de técnicas artesanais e palestras gratuitas. Na edição, serão homenageadas as artesãs Elizabeth Marquês e Carmen Barcelos. As Entidades Classistas do Artesanato de MS escolheram estas artesãs pela importância e a trajetória delas no artesanato do Estado.

A Semana do Artesão é realizada anualmente com o apoio das entidades representativas dos artesãos de MS, Sebrae/MS e Sectur. É o principal evento de celebração do dia do artesão (19 de março) no Estado. Através da Semana do Artesão, o poder público rende homenagens a esses profissionais às suas obras: o artesanato, que é uma das expressões da cultura sul-mato-grossense.

“Essas comemorações sempre foram esperadas com expectativas pelos artesãos que se sentem reconhecidos, mas devido à pandemia as comemorações do ano de 2020 foram canceladas. Sabendo da importância desse semana, mas devido a atual realidade da pandemia, adaptamos a Semana do Artesão de forma de online, uma experiência única para levar nesse momento difícil uma aos nossos artesãos, assim também gerando renda através de feira de Artesanato, capacitações para os mesmos e difundindo as técnicas artesanais através da oficina”, explica a gerente de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da FCMS, Katienka Klain.

Para o diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Gustavo de Arruda Castelo, a instituição se desdobra em esforços para apoiar os artesãos em suas atividades devido às dificuldades enfrentadas neste período de pandemia. “O ano de 2020 impôs vários desafios a todos os setores do mercado, principalmente à Cultura. Quanto ao artesanato, com ações de venda, capacitação e comercialização de peças artesanais, a FCMS se reinventou para enfrentar o isolamento social e continuar ofertando apoio aos artesãos sul-mato-grossenses”.

Homenageadas da edição

Elizabeth Marques é artesã genuína, desde criança já modelava o barro. Com o passar do tempo começou a esculpir e foi se desenvolvendo na arte de representar o seu entorno. Morava na fazenda em Ponta Porã; hoje produz o cavalo pantaneiro, a onça pintada, o cavaleiro guaicuru, o São Francisco pantaneiro, Santas, Fridas e outros personagens. Trabalha também com fibras do cerrado produz tecelagem, cestaria e flores em fibras de bananeira, buriti e taboa.

​Carmen Barcelos é natural do município de . Faz parte da história desta cidade, bem como de todo o Estado, pelo grande trabalho educacional em que implantou em 1978 a primeira sala de alunos especiais do Ensino Regular e Segundo Grau. Sua história com a arte se mistura à , quando linhas, crochês e bordados criavam os sonhos e o cotidiano, partilhando histórias e enfeitando objetos do dia-a-dia. Trabalha também em atividades voluntárias em entidades filantrópicas, em associações de artesãos e igrejas.

Mais informações sobre a Semana do Artesão na Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais pelo telefone (67) 3316-9107. Confira AQUI a programação da Semana do Artesão e faça sua inscrição para as palestras e oficinas que deseja participar.