O Festival Funarte Acessibilidança Virtual começou a apresentar, no dia 17 de agosto, a quarta fase do programa com espetáculos premiados da Região Centro-Oeste. participa do evento com duas apresentações de .

Nessa sexta-feira (19), a Cia. Dançurbana apresenta a obra audiovisual ‘Movimento Mínimo Possível'. O local escolhido para as filmagens foi a Usina do Córrego Ceroula, em Campo Grande.

Trata-se de uma dança filmada, cuja visão se espalha entre as linguagens abrindo possibilidades outras de construção/relação corpo-câmera para além da videodança. A obra é um reflexo da experiência do grupo com a criação de roteiros audiodescritivos para as montagens de seu repertório e, também, para mais pesquisas do binômio dança-acessibilidade.

O trabalho inédito foi inspirado em referências de produções já criadas por artistas da literatura, do audiovisual, da performance da própria dança.

Outro trabalho representado por Mato Grosso do Sul é o ‘Brincância', da Cia. Theastai, que encerra a Edição Centro-Oeste do Festival Acessibilidança, no dia 26 de agosto. O espetáculo defende a ideia de que a brincadeira é uma porta de entrada para a criança descobrir diversas sensações e sentimentos, além de ser um dos principais desenvolvedores das habilidades motoras.

Elenco se voltou para sua infância para criar e desenvolver movimentos com essas sensações corpóreas. Através dessas histórias, a montagem foi construída. Além do laboratório sobre a infância, os artistas criadores também puderam vivenciar encontros com crianças do Lar Ebenezer, na cidade de (MS), possibilitando uma revisitação às suas memórias a partir do ato de brincar.

Acesso das obras é gratuito por meio deste link. Os vídeos ficarão disponíveis no canal da Funarte após a exibição. Confira a agenda de exibições de MS:

  • Dia 19 de agosto, sexta-feira, às 20h: Montagem Movimento Mínimo Possível, da Cia. Dançurbana (MS)
  • Dia 26 de agosto, sexta-feira, às 20h: Montagem Brincância, da Cia. Theastai (MS)

Fale com o MidiaMAIS!

Quer conversar com a gente sobre o universo do entretenimento e cultura? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e Tiktok. Tem uma história legal para compartilhar com a gente? Fale direto com nossos jornalistas do Midiamais.