MS lança performances premiadas no Festival Acessibilidança Virtual
As montagens, com recursos de Libras e audiodescrição, ficarão disponíveis para acesso gratuito no canal da Funarte no YouTube
Nathália Rabelo –
O Festival Funarte Acessibilidança Virtual começou a apresentar, no dia 17 de agosto, a quarta fase do programa com espetáculos premiados da Região Centro-Oeste. Mato Grosso do Sul participa do evento com duas apresentações de dança.
Nessa sexta-feira (19), a Cia. Dançurbana apresenta a obra audiovisual ‘Movimento Mínimo Possível’. O local escolhido para as filmagens foi a Usina do Córrego Ceroula, em Campo Grande.
Trata-se de uma dança filmada, cuja visão se espalha entre as linguagens abrindo possibilidades outras de construção/relação corpo-câmera para além da videodança. A obra é um reflexo da experiência do grupo com a criação de roteiros audiodescritivos para as montagens de seu repertório e, também, para mais pesquisas do binômio dança-acessibilidade.
O trabalho inédito foi inspirado em referências de produções já criadas por artistas da literatura, do audiovisual, da performance da própria dança.
Outro trabalho representado por Mato Grosso do Sul é o ‘Brincância’, da Cia. Theastai, que encerra a Edição Centro-Oeste do Festival Acessibilidança, no dia 26 de agosto. O espetáculo defende a ideia de que a brincadeira é uma porta de entrada para a criança descobrir diversas sensações e sentimentos, além de ser um dos principais desenvolvedores das habilidades motoras.
Elenco se voltou para sua infância para criar e desenvolver movimentos com essas sensações corpóreas. Através dessas histórias, a montagem foi construída. Além do laboratório sobre a infância, os artistas criadores também puderam vivenciar encontros com crianças do Lar Ebenezer, na cidade de Dourados (MS), possibilitando uma revisitação às suas memórias a partir do ato de brincar.
Acesso das obras é gratuito por meio deste link. Os vídeos ficarão disponíveis no canal da Funarte após a exibição. Confira a agenda de exibições de MS:
- Dia 19 de agosto, sexta-feira, às 20h: Montagem Movimento Mínimo Possível, da Cia. Dançurbana (MS)
- Dia 26 de agosto, sexta-feira, às 20h: Montagem Brincância, da Cia. Theastai (MS)
Fale com o MidiaMAIS!
Quer conversar com a gente sobre o universo do entretenimento e cultura? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e Tiktok. Tem uma história legal para compartilhar com a gente? Fale direto com nossos jornalistas do Midiamais.
Notícias mais lidas agora
Últimas Notícias
Polícia Civil investiga os envolvidos no roubo de joias avaliadas em 1,5 milhão em Miranda
O roubo de joias aconteceu no dia 1 de dezembro do ano passado
Oficiais do exército são condenados a apenas um ano de prisão por fraudar licitação de R$ 46 milhões
Decisão tomada pela Justiça Militar causou indignação de especialistas
Apesar de chuva superar 45 milímetros, Campo Grande registra baixa umidade do ar
Capital foi a cidade mais chuvosa do Estado nas últimas 24h
Cunhado de Carlinhos Maia se pronuncia após virar alvo da Polícia Civil: ‘Agi de boa-fé’
Cunhado de Carlinhos Maia, Babal Guimarães se tornou alvo de uma investigação da Polícia Civil contra influenciadores; saiba detalhes do caso
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.