Chegam as festas de fim de ano e vem aquela expectativa de comer toneladas de delícias tradicionais. Mas o que geralmente acontece é que o tanto de comida preparado seria o suficiente para alimentar um exército inteiro! Depois de superestimar a quantidade de comida que seres humanos normais comeriam, o que resta são muitas sobras, o famoso ‘restodontê'.

O que fazer quando você não quer passar a semana seguinte às festas tendo as três refeições do dia baseadas em e farofa? Em vez de jogar tudo fora, por que você não reaproveita? Confira 4 dicas de como reaproveitar as sobras do do Ano Novo:

Com o arroz

Aquela panela enorme de arroz não vai durar muito tempo antes que estrague? Você pode fazer bolinhos de arroz ou transformá-lo em algo mais atrativo, como um arroz de forno com queijo gratinado ou um risoto com o próximo item da lista. Até um arroz carreteiro é uma boa saída. Essas receitas com sobras de arroz vão acabar fazendo muito sucesso!

Se sua família fez realmente muito arroz, você também pode congelar porções em potes herméticos e descongelar conforme precisar. Basta colocar o arroz no pote: ele não perde sabor nem textura quando descongelado.

Com as aves

Você pode fazer tortas de liquidificador – é só usar aquela receita clássica de massa que você tem no fundo de alguma gaveta e desfiar a ave para fazer o recheio. Salpicão e empadas de peru são ótimas pedidas também, além de poder fazer sanduíches deliciosos.

Com as frutas

Normalmente as frutas são utilizadas para decorar a mesa. Não vamos jogar essas delícias fora, não é? Você pode fazer sucos, vitaminas (tente misturas diferentes), smoothies ou saladas de frutas que cairão super bem nesse . As frutas vermelhas, muito comuns na ceia de , também podem ser congeladas. Saiba mais na matéria: “Como congelar legumes, frutas e verduras evitando desperdícios: branqueamento de alimentos” e confira o vídeo.

Com o panetone

Às vezes abusamos e chega uma hora em que sequer conseguimos sentir o cheiro do panetone… Mas você pode fazer rabanadas com as sobras dele! Por exemplo: faça a clássica receita de rabanada, passando as fatias de panetone no leite, nos ovos e depois fritando. Polvilhe açúcar com canela e faça a alegria do pessoal na sua casa!


Fale MAIS!

O que você gostaria de ler no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelo telefone (67) 99965-7898. Siga a gente no Instagram – @midiamax