MidiaMAIS / Culinária

Receita de Costelinha de porco no forno simples e suculenta

O porco é uma carne favorita no Brasil e a costelinha enquadra-se como um dos cortes mais consumidos e populares entre os amantes de churrasco

Carlos Yukio Publicado em 05/01/2021, às 08h07

None
Receita de Costelinha de porco no forno simples e suculenta

O porco é uma carne muito consumida no Brasil e a costelinha enquadra-se como um dos cortes mais consumidos. Aqui apresento a vocês uma ótima dica de como fazer costelinha de porco assada no forno com temperos como alho, pimenta do reino, louro, entre outros. Outro ingrediente que faço questão de usar é suco natural de laranja que, além de ajudar na maciez da carne, também lhe confere uma cor e sabor maravilhosos!

Vamos aprender a preparar esta receita de costelinha de porco no forno simples e suculenta? Confira abaixo o passo a passo e prepare hoje mesmo com antecedência, para garantir o máximo de sabor. Leva 4 horas para ficar pronta e rende 4 porções.

Ingredientes para fazer Costelinha de porco no forno simples e suculenta

  • 1 costela de porco (1,5kg)
  • 3 dentes de alho
  • 1 cebola
  • 1 folha de louro
  • pimenta do reino a gosto
  • 200 mililitros de suco natural de laranja
  • chimichurri a gosto
  • 1 colher de sopa de mostarda
  • 1 colher de sopa de shoyu
  • 2 colheres de sopa de sal
  • 4 colheres de sopa de azeite

Modo de Preparo

Limpe bem a peça de costela de porco, retirando o excesso de gordura, e faça furos nela com a ponta da faca – isso ajuda o tempero a penetrar melhor. Reserve.

Para fazer o tempero para costelinha de porco, que também será usado como marinada, em um recipiente misture os demais ingredientes como mostra a imagem – o alho, a cebola, o louro, a pimenta do reino, o suco de laranja, o chimichurri, a mostarda, o shoyu, o sal e o azeite.

Coloque a costelinha dentro de dois sacos plásticos, para temperar ela sem correr o risco de furar. Agora despeje a marinada e amarre bem. Deixe descansar por, no mínimo, 2 horas dentro da geladeira. Dica: Você pode deixar a costelinha marinando de um dia para o outro na geladeira, desse jeito ela ficará bem saborosa!

Após o tempo indicado, ajeite a costelinha em um refratário de vidro. Despeje por cima a marinada que sobrar. Em seguida, tampe com papel alumínio e deixe assar em temperatura média (180-200ºC) por 1 hora e meia. Após, retire o papel alumínio e volte novamente para o forno, agora em temperatura alta (250ºC), somente até dourar.

Depois do tempo indicado está pronta sua costelinha de porco no forno com laranja. Sirva e delicie-se!


Fale MAIS!

O que você gostaria de ler no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelo telefone (67) 99965-7898. Siga a gente no Instagram – @midiamax

Jornal Midiamax