Você está em busca de fazer um acompanhamento fácil para as suas carnes? Essa receita de purê de mandioquinha é perfeita para ser consumida com proteínas suculentas, além de potencializar uma experiência inesquecível de sabores.

Além de ser super simples de preparar, o purê de mandioquinha também pode ser utilizado como base de escondidinhos e creme – basta acrescentar mais leite – ou seja, é uma receita flexível e versátil para vários tipos de refeição. O rendimento é de 4 porções e prato fica pronto em 30 minutos.

Ingredientes

Para essa receita, você precisa de apenas cinco ingredientes bem simples, são eles:

  • Mandioquinha: 1 kg;
  • Manteiga: 1 colher de sopa;
  • Leite: 1 xíc. (chá);
  • Queijo muçarela (ou outro da sua preferência) ralado: 1 xíc. (chá);
  • Sal: a gosto.

 Preparo do purê de mandioquinha

– Descasque a mandioquinha e coloque em uma panela com água (a água precisa cobrir totalmente as mandioquinhas);
– Leve ao fogo alto, e cozinhe até ficarem macias. Escorra a água e volte-as para panela;
– Utilizando um espremedor de batatas, esprema até não sobrar pedaços inteiros. Acrescente a manteiga e o leite. Se tiver um mixer, pode usá-lo depois de passar pelo espremedor para ter um purê mais liso, se não tiver, tudo bem;
– Volte a panela ao fogo médio. Acrescente o queijo ralado, mexa com uma espátula e prove. Só acrescente o sal depois do queijo, pois o queijo já tem bastante sal e pode interferir no resultado final.
– Cozinhe sem parar de mexer por 5 minutos, ou até que o queijo derreta por completo.
– Salpique cheiro verde a gosto e sirva em seguida.

Dica de chef: A quantidade de sal varia de acordo com o queijo utilizado, por isso é importante provar o purê antes de colocar mais sal. Bom apetite!