Com tereré, guavira e soja, empresário cria cerveja artesanal com ingredientes de MS

Inspiração, no quintal de casa, fez empresário criar cerveja com sabores de produtos da região

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Nos últimos anos as cervejas artesanais viraram ‘moda’ em Campo Grande. Pensando em sabores de ingredientes típicos de Mato Grosso do Sul, o empresário Felipe Zuffo dicidiu crirar cervejas que levam tereré, guavira e até soja da região de São Gabriel do Oeste.

Foi observando o quintal de casa que o produtor passou a estudar sobre os sabores regionais. Dono da cervejaria Moagem, ele optou em aumentar as opções no cardápio. A soja é selecionada pelo próprio pai, o agrônomo e agricultor Nilsso Zuffo, que juntos fecharam parceria e já chegaram produzir mil litros da cerveja em um só mês.

 “Os países mais desenvolvidos tiveram cerveja como um elemento diário na vida das pessoas, e regional. As receitas eram baseadas nesse regionalismo. Muitos estilos de cerveja surgiram disso, de fatores regionais, mundo afora. Desde o começo somos inspirados pelo regionalismo da cerveja, e investimos em ingredientes locais. A soja chega da mesma forma, por sermos um estado onde essa cultura é muito explorada”, disse.

O presidente da Aprosoja-MS (Associação dos Produtores de Soja e Milho de MS), André Dobashi, ressalta que a criação valoriza os produtos e a produção local. “A soja está mais presente no nosso dia a dia, mais do que imaginamos. Óleo de cozinha, manteiga, shoyu, no formato de farinha, de queijo, suplemento proteico, entre muitos outros. A versatilidade faz com que os derivados do grão, entrem na casa dos brasileiros, de todas as classes sociais, da cesta básica ao cardápio mais sofisticado”, explica.

Conteúdos relacionados