A chipa, definitivamente, é uma das comidas típicas mais famosas em Mato Grosso do Sul. Gotosa, barata e versátil, agora ela ganha uma nova categoria: fácil de fazer! Se você ama chipa e está com vontade de fazer a própria receita em casa, continua então nesse texto que a gente te mostra o passo a passo de como fazer essa deliciosa iguaria em apenas 30 minutos e com ingredientes simples.

Para comer no café da manhã ou lanche da tarde acompanhada de café, a chipa é o tipo de comida que não tem erro. Todo mundo gosta, aprova e repete. Confira abaixo essa receita de chipa à moda sul-mato-grossense que fica pronta em 30 minutos e rende 40 porções.

Ingredientes

  • 500 g de polvilho doce;
  • 3 xícaras (chá) de queijo meia-cura ralado fino (cerca de 400 g);
  • 1 colher (chá) de sal;
  • 2 ovos;
  • 1 xícara (chá) de leite;
  • 100 g de manteiga em temperatura ambiente.

Modo de preparo – chipa

  1. Preaqueça o forno a 200 °C (temperatura média). Forre 2 assadeiras retangulares grandes com papel manteiga. (Se as assadeiras forem antiaderentes, não precisa forrar.)
  2. Numa tigela, bata levemente os ovos com um garfo – apenas para misturar.
  3. Numa tigela grande, misture com as mãos o polvilho doce, o queijo meia-cura e o sal. Junte a manteiga, os ovos e amasse com as mãos, até formar uma farofa grossa.
  4. Adicione metade do leite e amasse novamente. Vá adicionando o restante aos pouco e trabalhe a massa até que desgrude dos dedos. Atenção: talvez você não precise colocar todo o leite; caso passe do ponto, e fique muito mole, junte mais um pouco de polvilho.
  5. Como alguns queijos são mais salgados que outros, prove e ajuste o sal, caso haja necessidade. Separe um pedaço de massa do tamanho de uma bola de pingue-pongue. Faça a bolinha com as mãos e, em seguida, enrole na bancada limpa, com movimento de vaivém, até formar um rolinho de cerca de 1,5 cm de espessura. Em seguida, transfira para a assadeira e dê o formato de ferradura. Repita o processo com toda a massa até dar 40 unidades.
  6. Leve ao forno e deixe assar por 15 minutos ou até dourar. Sirva a seguir.

Como congelar e descongelar

Você pode congelar as chipas! Elas vão direto do congelador para o forno preaquecido. Para isso, modele e coloque as chipas cruas numa assadeira; cubra com e leve ao congelador por pelo menos 2 horas para firmar; transfira para sacos plásticos e conserve por até 3 meses. Para assar, preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta) transfira as chipas congeladas para uma assadeira, leve ao forno e deixe assar por 25 minutos. Sirva a seguir.

Teste a receita e comente o resultado final no Clube de Receitas do Midiamax. Participe do nosso grupo do Facebook.