MidiaMAIS / Culinária

Aprenda a fazer pastel de feira em casa

Nessa receita, você vai aprender como fazer uma massa típica do pastel de feira, como deve rechear e fritar

Nathália Rabelo Publicado em 11/05/2021, às 16h19

Pastel de feira
Pastel de feira - Foto: Reprodução

A verdade é que todo mundo ama um bom pastel de feira. Massa grande, crocante e recheada com o que você quiser com certeza já ficou na memória de muitas pessoas. Então, pega papel e caneta pra aprender a fazer essa deliciosa receita de pastel de feira na sua casa.

Aqui, você vai aprender do zero como fazer o salgado, desde a massa até a fritura. Veja o passo a passo.

Ingredientes

  • 3 xícaras de farinha de trigo (separar pelo menos 1 xíc a mais para trabalhar a massa e dar o ponto);
  • 1 copo e meio de água (400 ml);
  • 2 colheres de sopa de óleo (opcional);
  • 1 colher de sopa de sal;
  • 1 dose de pinga (50 ml).

Modo de preparo

Misture bem a farinha com o sal. Abra um buraco no meio da farinha e jogue, aos poucos, a água, incorporando-a à farinha com as mãos num bowl fundo ou numa mesa lisa. Se quiser dar uma liga a mais na massa, adicione as colheres de óleo.

Acrescente a cachaça e continue misturando bem a massa. Sove a massa, em uma superfície lisa, polvilhada de farinha, até que fique homogênea e pare de grudar nas mãos. Deixe a massa descansar por 15 minutos coberta com pano úmido ou plástico filme.

Abra a massa com a ajuda de cilindros – é mais fácil – até a espessura mais fina que conseguir, sem que ela massa quebre; se não tiver a máquina, um rolo faz também a função. Corte a massa já aberta com uma faca com até 30 cm de altura e 10 cm de largura, para ficar do tamanho de um pastel de feira.

Recheie a massa com o que você quiser (carne moída, frango, queijo, etc), ocupando no máximo metade do espaço. Dobre a massa e feche as bordas com a ajuda de um garfo.

Depois de montar os pastéis, leve o quanto antes ao óleo quente para fritar. Depois, deixe eles descansando em papel toalha por alguns minutos antes de servir para tirar o excesso de gordura.

Jornal Midiamax