Você já ouviu falar em pipoca de sagu? Essa é uma nova tendência gastronômica e uma opção de pipoca sem casquinha nem caroço para bebês! A pipoca de sagu é saudável porque, além de não conter glúten, é sem gordura e composta essencialmente por carboidratos, por isso ajuda a aumentar os níveis de energia.

O sagu, assim como a tapioca, é um derivado da mandioca. Consiste em bolinhas de fécula de mandioca cozidas e que podem ser hidratadas para preparar receitas doces ou salgadas – a receita de sagu mais conhecida é a de sagu com vinho tinto.

Ele é uma alternativa à pipoca de milho para quem não pode consumir milho e também para bebês e crianças porque, ao não conter casquinha nem caroço, evita engasgos. O sabor da pipoca de sagu não é semelhante ao da pipoca tradicional, mas fica bem crocante e derrete na boca.

Ingredientes

  • ½ xícara de sagu de mandioca (pérolas de tapioca)
  • 1 pitada de sal (opcional)

Modo de Fazer

Para fazer sagu no microondas e obter este tipo de pipoca diferente, não precisa hidratar o sagu. Simplesmente coloque-o num recipiente que possa ir no microondas e, se quiser, polvilhe um pouco de sal.

Na hora de preparar o sagu no microondas preste atenção no recipiente que você usa. O sagu precisa ser esquentado a uma temperatura elevada para estourar, por isso um recipiente mais frágil ou não próprio para microondas pode derreter ou quebrar. Para evitar isso aconselhamos usar uma dessas opções:

  • Vasilha de cerâmica vitrificada
  • Vasilha de vidro refratário
  • Vasilha de plástico apropriado para o uso em micro-ondas
  • Vasilha de Porcelana e louça (exceto aquelas que possuem detalhes metalizado)
  • Saco de papel (como os de pipoca de microondas ou de pão): opção mais segura em caso de dúvidas

Dica: No saco de usar um saco de papel, feche com um pouco de Durex sem esquecer de deixar um pouco de espaço no interior, para o sagu estourar.

Coloque seu sagu no recipiente escolhido, tampe com uma tampa protetora para microondas (tampa furada) ou cubra com plástico filme e faça uns furinhos nele, para permitir a libertação de vapor. Ligue o microondas na potência máxima (900W ou um pouco menos) e esquente por 4-5 minutos.

Depois desse tempo, deixe o sagu no interior no microondas por mais uns segundinhos, até parar de estourar. Depois retire com cuidado (o recipiente estará bem quente) e descarte as pérolas de sagu que não estouraram. Está pronta sua pipoca de sagu sem óleo!