Com preço do arroz nas alturas, aprenda com veganos opções para substituir o grão
Com o valor do pacote de 5kg de arroz chegando a R$25 em Campo Grande, muitos têm pensado duas vezes antes de ‘investir’ no item essencial que, junto ao feijão, é considerada a dupla mais famosa do prato dos brasileiros. Escolher outros alimentos para substituir o item no dia-a-dia pode ser complicado. Entretanto os veganos, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com o valor do pacote de 5kg de arroz chegando a R$25 em Campo Grande, muitos têm pensado duas vezes antes de ‘investir’ no item essencial que, junto ao feijão, é considerada a dupla mais famosa do prato dos brasileiros. Escolher outros alimentos para substituir o item no dia-a-dia pode ser complicado. Entretanto os veganos, acostumados a utilizar ‘alternativas’ à ingestão de proteína animal, podem nos ajudar a variar o consumo do grão – e até a gastar menos..
O Jornal Midiamax conversou com pessoas adeptas da dieta vegana. Segundo a Associação Brasileira de Veganismo, podem ser considerados veganos aqueles que “excluem, na medida do possível e praticável, todas as formas animais na alimentação, vestuário e qualquer outra finalidade”.
Entretanto, substituir alimentos assim, de uma hora para outra, pode ser prejudicial à saúde. É por isso que a professora Luciana Costa, de 25 anos, consultou uma nutricionista antes de retirar totalmente as carnes da alimentação. “Para substituir o arroz geralmente comemos, aqui em casa, batata doce ou quinoa, que é uma ótima fonte de proteína”.
Apesar das opções, a professora reconhece que quinoa não é um grão tão acessível financeiramente. Por isso, outra estratégia usada por Luciana é colocar lentilha e cenoura, por exemplo, misturado ao arroz “para que renda mais”. Ela e a namorada, Adrielle Clemente, que é vegana há três anos, costumam ir a feiras de rua no bairro e comprar em atacadistas, ainda com o objetivo de economizar.
Matheus de Souza Maciel, 25, é publicitário e também costumava procurar sacolões e feiras ao ar livre para fazer suas compras gastando menos. Ele explica que substitui o arroz branco pelo arroz de couve flor, quinoa e lentilha. Com a pandemia, Matheus optou pelos aplicativos de delivery. “Achei um hortifruti muito legal no Ifood e peço legumes e verduras a cada 15 dias, geralmente”.
Além do bom e velho macarrão, a atriz Karen Mara Freitas, 19, prepara as refeições em casa – o que evita gastos em restaurantes, que podem transferir o valor do aumento nos preços para o consumidor – e inclui na dieta batata e mandioca, quando pensa em substituir o arroz. “Para fontes de ferro e proteína, eu como também mais o feijão preto do que o carioca, ouvi falar que tem mais ferro, além de brócolis e tofu, que eu mesma faço”.
O que dizem os nutricionistas?
Conforme explica a nutricionista Tatiana Sarmento, o arroz branco sozinho não oferece benefícios como fonte de proteína. “Ele precisa estar associado a alguma leguminosa, como o feijão, ou grão de bico e lentilha”, explica.
Combinado com os brócolis, como o que é preparado por Matheus, Tatiana afirma que o arroz se torna uma importante fonte de aminoácido. “A melhor substituição seria pelos tubérculos, como a batata doce, a mandioca, o inhame e o cará”.
Apesar das substituições serem acessíveis, a nutricionista explica que existem desvantagens que não deixam de ser consideradas. “Os tubérculos não têm todo tipo de aminoácidos presente na combinação arroz e feijão, é preciso acrescentar leguminosas. O ideal é combinar todos eles e fazer receitas como o escondidinho, por exemplo”.
Notícias mais lidas agora
- MAPA: Confira onde ficam os radares que mais multam em Campo Grande
- VÍDEO: câmera flagrou acidente que deixou motociclista gravemente ferido no São Jorge da Lagoa
- Preso com 52 quilos de cocaína em Campo Grande é executado a tiros na fronteira
- Homem morre após se engasgar com carne em bar na Guaicurus em Campo Grande
Últimas Notícias
Prefeitos de 30 municípios conseguem se reeleger em Mato Grosso do Sul
Número representa 38% das prefeituras do Estado
Vereador morre antes de saber que foi reeleito em cidade do Piauí
O vereador de Sebastião Barros (PI) Geraldo Corado (MDB), morreu minutos antes de saber o resultado oficial divulgado pela Justiça Eleitoral
Na 1ª sessão após votação, não eleitos torcem por cargos ou suplência em Campo Grande
São 14 candidatos reeleitos como vereador em Campo Grande nas Eleições de 2024
Simone e Simaria preparam retorno da dupla para 2025; saiba detalhes
Simone e Simaria anunciaram o fim da dupla em agosto de 2022; contudo, as irmãs devem se reunir novamente no próximo ano; saiba detalhes
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.