Confira a receita da semana

Mesmo que a sua avó nunca tenha feito uma torta de maçã na vida, ao saboreá-la você vai experimentar uma viagem no tempo. Ela é vintage! Este prato clássico agrada todos os sentidos. Desde o cheiro, a aparência, o doce sabor, a maciez das maçãs, tudo contribui para uma experiência incrível.

Incrível, sim! Pois você não imagina o quanto a mistura de alguns poucos ingredientes ‒ e ingredientes básicos ‒ podem resultar em uma torta tão deliciosa. Eu mesma, não sou o tipo de pessoa que prefere bolos ou sobremesas que levam frutas, mas esta torta de maçã me ganha. Difícil encontrar alguém que não goste.

Chamada de apple pie nos Estados Unidos, ela tem toda pinta de uma sobremesa americana, mas acredita-se que o prato seja bem mais antigo. Originária da Ásia, há registros de que as maçãs foram introduzidas na grã-bretanha pelos romanos e a fruta foi levada para o continente americano pelos ingleses, na época da colonização.

As primeiras receitas remontam ao século XIV, mas quaisquer que fossem os ingredientes utilizados e o modo de preparo, ela era bem diferente da torta que fazemos hoje. Na idade média o açúcar era muito raro e caro, ou seja, a tatatataravó da torta de maçã provavelmente não tinha uma massa … digamos assim … doce.

Enfim, eis a receita da semana.

Simples e fácil, esta torta de maçã se parece com aquela que sua avó preparava

Torta de maçã

Massa:

300 g de farinha de trigo
150 g de açúcar refinado
150 g de margarina ou manteiga
1 ovo
1 gema
½ colher (chá) de sal

Recheio:

6 maçãs
4 colheres (sopa) passas (opcional)
açúcar de confeiteiro ou açúcar e canela a gosto

Modo de Preparo:

Misture bem todos os ingredientes da massa, sem trabalhá-la muito. Forre o fundo e os lados de uma forma de aro removível, reserve um pouco de massa para decorar. Descasque as maçãs, corte-as em fatias não muito finas e arrume-as sobre a massa. Disponha as passas sobre as maçãs. Cubra a torta com tiras de massa, formando um xadrez. Pincele a massa com gema e leve ao forno médio por aproximadamente 45 minutos ou até que esteja dourada. Depois de assada e fria, polvilhe com açúcar e canela, ou açúcar de confeiteiro.