Receita: no Dia do Hambúrguer, faça o seu próprio lanche

De origem americana, o hambúrguer se popularizou no Brasil e cada vez mais ganha versões gourmetizadas e caseiras. Há também receitas mais saudáveis e até as que não usam carne entre os ingredientes. E neste 28 de maio, “Dia do Hambúrguer”, o instagramer Diego Costa, do canal “Cozinha de Um Homem Só”, ensina uma receita com […]
| 28/05/2018
- 13:39
Receita: no Dia do Hambúrguer, faça o seu próprio lanche

De origem americana, o hambúrguer se popularizou no Brasil e cada vez mais ganha versões gourmetizadas e caseiras. Há também receitas mais saudáveis e até as que não usam carne entre os ingredientes.

E neste 28 de maio, “Dia do Hambúrguer”, o instagramer Diego Costa, do canal “Cozinha de Um Homem Só”, ensina uma receita com hambúrguer suíno e até cebola caramelizada.

Confira a receita:

Ingredientes:

– Pão Australiano
– Cebola
– 1 colher de açúcar mascavo
– 5 dentes de alho
– 600 gramas de Patinho moído
– 400 gramas de lombo suíno moído
– Queijo muçarela e provolone
– 1 folha de alface por hambúrguer
– 1 colher de óleo
– 1 colher de shoyu
– Salsinha a gosto
– bacon a vontade

Modo de preparo

Para fazer esse hambúrguer, Diego separa o modo de preparo em etapas. Primeiro ensina a fazer o creme de alho, depois moldar o hambúrguer, como fritar o bacon, caramelizar a cebola e, por último, montar. Então, vamos lá!

Para o creme de alho, mistura leite, alho, salsinha e óleo. Colocar 1/2 xícara de leite no liquidificador, acrescentar o alho e a salsinha, começar a bater em velocidade máxima com o liquidificador funcionando colocar o óleo em forma de fio lentamente e aos poucos até a textura do leite mudar para um creme, uma forma de identificar é o som do liquidificador que vai mudar como se fica-se mais pesado para bater, após isso reservar na geladeira.

Moldar e temperar

Pode utilizar a forma ou moldar na mão mesmo, misturar as 2 carnes formando assim um “blend” de carnes onde o patinho é mais magro vai dar a textura da carne e o lombo vai colocar a gordura e suculência. Após misturar acrescentar o creme de cebola, ele vai temperar e ajudar na liga do hambúrguer, corrigir com um pouco de sal se necessário e deixar reservado.

Para dar um tempo a carne aproveite para fritar o bacon em fatias e deixar ele crocante.

Ao moldar os hambúrgueres como estamos utilizando 1 kg de carne, recomendo separar em 4 partes para ficar com 250 gramas cada. Após separar as partes abrir umas das partes em forma de disco e colocar o queijo provolone e moldando para que o queijo fique totalmente fechado sem arestas e vire o recheio do hambúrguer.

Cebola Caramelizada

Picar a cebola a seu gosto mais fininha ou cubinho, acrescentar com um pouco de óleo na frigideira para refogar por pouco tempo só para iniciar o processo de cognição, acrescentar o açúcar mascavo para caramelizar e adicionar um pouco de shoyu que vai corrigir o doce e deixar ela mais escura.

Com as etapas prontas colocar o hambúrguer na chapa ou frigideira até chegar ao ponto desejado, aproveite a chapa quente para colocar o pão e tostar um pouco a parte interna, em especial usei um pão australiano que deixa com um sabor mais marcante.

Agora só finalizar com base de pão, acrescenta o hambúrguer, queijo muçarela, o bacon e a cebola por cima, agora a alface e o creme de alho em cima da salada e por ultimo o pão. Finalmente chegando ao fim da receita e finalizando um delicioso hambúrguer a primeira vez parece muitos processos mas com a prática chegara ao preparo ideal e terá a liberdade de ousar cada vez mais da cozinha, “blend” de carne e acompanhamentos.

Veja também

Confira o passo a passo de como preparar bolinho de bobó em casa

Últimas notícias