Pular para o conteúdo
Culinária

Forte e com personalidade, ‘Carro de Boi’ é a receita de rabada com a cara do inverno

Prato regional é oferecido no Sesc Morada dos Baís
Arquivo - Publicado em
Compartilhar

Prato regional é oferecido no Sesc Morada dos Baís

Rabada é uma carne que ainda é barata, mas é rodeada de restrições nas cozinhas, devido a seu teor de gordura. Entretanto, o corte pode ter seus aspectos negativos neutralizados e tornar-se uma excelente pedida de prato quente e nutritivo, com ótimo custo-benefício, principalmente em tempos de temperaturas amenas do inverno.

É o caso do Carro de Boi, prato criado pela nutricionista, culinarista e chef de cozinha Rosa Maria Justi, que comanda as cozinhas dos restaurantes SESC em Campo Grande. Desenvolvido para integrar os pratos especiais do festival Brasil Sabor 2017, o ‘Carro de Boi’ ficou tão bom que acabou integrando o cardápio oficial do Sesc Morada dos Baís. 

Forte e com personalidade, 'Carro de Boi' é a receita de rabada com a cara do inverno

Segundo ela, o prato é básico e bem fácil de fazer, mas precisa de alguns cuidados. “Como a rabada é forte, temos que limpar bem a carne, tirar o excesso de gordura na fervura e deixar marinando nas ervas de um dia para o outro. Depois disso, o processo fica bem mais fácil”, acrescenta. Confira a receita e bom apetite!

Carro de boi

Rabada em vinho tinto, acompanhada de purê de batata doce, agrião e tomate fresco picante

Ingredientes

Marinada da rabada

(Foto - Cleber Gellio/Midiamax)2 kg de rabo bovino cortado na juntas, desengordurado
5 dentes de alho
1 colher de sal refinado
2 ramas de tomilho
1 cebola grande 
1 rama de alecrim
1 punhado de manjericão
1 garrafa de vinho tinto seco 
1 fatia de abacaxi cortado em quatro pedaços
2 kg de tomate bem maduro
1 colher de amido de milho (dissolvido em ½ xic. de água)

Purê de batata doce

800 g de batata doce descascada e cozida (bem macia) 
1 xic. (chá) de leite 
1 colher de sopa de manteiga

Empratamento

1 puxado de agrião 
5 unid. de tomate cereja 
1 colher (chá) de geléia de pimenta

Modo de preparo

(Foto - Cleber Gellio/Midiamax)Coloque o rabo bovino em uma panela e cubra com água e deice ferver por 20 minutos. Escorra a água e reserve o rabo em uma vasilha. No liquidificador, processe o alho, o sal, as ervas  frescas e o vinho tinto. Na sequência, distribua os pedaços de abacaxi sobre a rabada e por cima colocar a marinada. Deixar na geladeira por pelo menos 6 horas. Após este período,  disponha a rabada em uma panela de pressão e distribua os tomates (cortados ao meio) por cima da rabada. Leve ao fogo e deixe cozinhar por 1 hora. Assim que estiver bem macia, retire os pedaços de rabada e separe do molho, mantendo a carne em local aquecido. Passe o molho por uma peneira fina e leve ao fogo com o amido, mexendo sem parar até que fique levemente encorpado e brilhoso.  No liquidificador, coloque a batata doce cozida, o leite fervendo e a manteiga. Bata os ingredientes até obter uma mistura homogênea e lisa. reserve em local quente. Num prato fundo, disponha o purê de um lado do prato. Do outro lado, disponha o punhado de agrião e em seguida coloque pedaços de carne sobre as folhas, regando-a com um pouco do molho. Distribua, também, uma colher do molho sobre o pure. Acrescente os tomares sobre a carne e sirva quente.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre 'cratera' na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra 'fotógrafo de ricos' em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

'CPI do Consórcio Guaicurus' chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados