Forte e com personalidade, ‘Carro de Boi’ é a receita de rabada com a cara do inverno
Prato regional é oferecido no Sesc Morada dos Baís
Arquivo –
Prato regional é oferecido no Sesc Morada dos Baís
Rabada é uma carne que ainda é barata, mas é rodeada de restrições nas cozinhas, devido a seu teor de gordura. Entretanto, o corte pode ter seus aspectos negativos neutralizados e tornar-se uma excelente pedida de prato quente e nutritivo, com ótimo custo-benefício, principalmente em tempos de temperaturas amenas do inverno.
É o caso do Carro de Boi, prato criado pela nutricionista, culinarista e chef de cozinha Rosa Maria Justi, que comanda as cozinhas dos restaurantes SESC em Campo Grande. Desenvolvido para integrar os pratos especiais do festival Brasil Sabor 2017, o ‘Carro de Boi’ ficou tão bom que acabou integrando o cardápio oficial do Sesc Morada dos Baís.
Segundo ela, o prato é básico e bem fácil de fazer, mas precisa de alguns cuidados. “Como a rabada é forte, temos que limpar bem a carne, tirar o excesso de gordura na fervura e deixar marinando nas ervas de um dia para o outro. Depois disso, o processo fica bem mais fácil”, acrescenta. Confira a receita e bom apetite!
Carro de boi
Rabada em vinho tinto, acompanhada de purê de batata doce, agrião e tomate fresco picante
Ingredientes
Marinada da rabada
2 kg de rabo bovino cortado na juntas, desengordurado
5 dentes de alho
1 colher de sal refinado
2 ramas de tomilho
1 cebola grande
1 rama de alecrim
1 punhado de manjericão
1 garrafa de vinho tinto seco
1 fatia de abacaxi cortado em quatro pedaços
2 kg de tomate bem maduro
1 colher de amido de milho (dissolvido em ½ xic. de água)
Purê de batata doce
800 g de batata doce descascada e cozida (bem macia)
1 xic. (chá) de leite
1 colher de sopa de manteiga
Empratamento
1 puxado de agrião
5 unid. de tomate cereja
1 colher (chá) de geléia de pimenta
Modo de preparo
Coloque o rabo bovino em uma panela e cubra com água e deice ferver por 20 minutos. Escorra a água e reserve o rabo em uma vasilha. No liquidificador, processe o alho, o sal, as ervas frescas e o vinho tinto. Na sequência, distribua os pedaços de abacaxi sobre a rabada e por cima colocar a marinada. Deixar na geladeira por pelo menos 6 horas. Após este período, disponha a rabada em uma panela de pressão e distribua os tomates (cortados ao meio) por cima da rabada. Leve ao fogo e deixe cozinhar por 1 hora. Assim que estiver bem macia, retire os pedaços de rabada e separe do molho, mantendo a carne em local aquecido. Passe o molho por uma peneira fina e leve ao fogo com o amido, mexendo sem parar até que fique levemente encorpado e brilhoso. No liquidificador, coloque a batata doce cozida, o leite fervendo e a manteiga. Bata os ingredientes até obter uma mistura homogênea e lisa. reserve em local quente. Num prato fundo, disponha o purê de um lado do prato. Do outro lado, disponha o punhado de agrião e em seguida coloque pedaços de carne sobre as folhas, regando-a com um pouco do molho. Distribua, também, uma colher do molho sobre o pure. Acrescente os tomares sobre a carne e sirva quente.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.