Confira a receita desta segunda-feira (1º)

 

Tomatinhos confitados elevam o sabor e o perfume do ingrediente a um novo nívelPara quem não sabe, o termo “confitar” designa uma técnica de cocção de alimentos diretamente em gordura ou óleos, onde as baixas temperaturas e o tempo prolongado promovem o aumento do sabor do ingrediente, sem que ele perca nenhuma propriedade nutritiva. Antigamente, confitava-se alimentos, frutas e legumes para que eles se durassem mais. Hoje, é um método usado para amplificar o sabor de qualquer produto. 

No caso do tomate, sua confitagem faz com que ele fique cozido, porém com todo o seu sabor completamente intocado. E o mais bacana dessa técnica, é que fazer tomate “confit” é algo muito fácil e acessível.

“Imagine que um produto pode cozinhar sem perder água, ou seus sabores nacionais. É isso que acontece quando a gente confita o tomate. O método de fazer o tomate seco é diferente pois ocorre uma desidratação. No caso do confit, ele promove essa preservação da água do produto”, indica o chef de cozinha Marcelo de Alencar Castro. 

 

Tomatinhos ficam cerca de 1 hora no forno / Foto: Na Minha Panela/Divulgação

 

O chef explica à reportagem que é possível confitar o tomate italiano ou o tomate comum, mas os tamanhos reduzidos como o cereja ou uva trazem mais elegância e suavidade a qualquer receita. “Os tomatinhos menores dão uma bossa muito legal no prato”, indica. 

Confira receita:

Tomatinho confit

INGREDIENTES: 
– 500g de tomate (do tipo cereja ou uva)
– 1 colher (sopa) de açúcar
– 1/2 colher (sopa) de sal
– 1/2 colher (sopa) de orégano seco
– Pimenta-do-reino a gosto
– 4 dentes de alho laminados e ramos de alecrim a gosto
– Azeite de oliva o suficiente para cobrir os tomates

MODO DE PREPARO: 
Em um refratário ou assadeira coloque os tomatinhos, e depois os ingredientes na ordem que foram escritos. Leve ao forno em 160º C por 1 hora. Deixe esfriar e sirva com pão, torradas, saladas, sobre massas e com queijos. 

Fonte: Blog Panelaterapia

Fale com o MAIS!

O que você gostaria de ler no MidiaMAIS? Envie um e-mail pra gente com a sua sugestão para [email protected]ax.com.br.